Educação e integração: esses são alguns dos pilares do projeto “Vencer”, promovido pelo Clube Esportivo Dom Bosco, de Cuiabá, através da Presidente da Associação Leões da Colina (Aleco) – na Região Metropolitana. Realizado no bairro Jardim Jockey Club, o projeto atende cerca crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos – oferendo de forma gratuita aulas práticas esportivas de futebol – atrelado a princípios e valores que a pratica possibilita o aluno aprender.
O tradicional clube da baixada cuiabana, a dois anos de completar seu centésimo aniversário – segundo Mauricio Dias, diretor de futebol do Dom Bosco e presidente da Aleco – e idealizador do projeto, as ações do Vencer colocam o clube em posição muito importante de representatividade esportiva dentro da Capital, dada a importância dos objetivos sociais da iniciativa de fomento ao esporte e a educação.
– A maior importância do Dom Bosco para Cuiabá hoje é a sua função social. Desenvolvemos o projeto “Vencer” onde atendemos crianças e jovens da baixada cuiabana com aulas de futebol gratuitamente. Esse projeto é muito importante para formação do caráter do cidadão, não só na parte esportiva, mas do homem e da mulher de bem que queremos deixar para sociedade – explica Mauricio.
– Estamos desde 2020 com essa proposta. Ela foi realizada no bairro Jardim Jockey Club, mas em 2023 queremos expandir e dividir em polos nas regiões de Cuiabá. Estamos buscando recursos para atingir o maior número de crianças possível. Descentralizar o projeto dessa região e oportunizar mais jovens – completa.
Outro apontamento do diretor, é a busca por expandir esse cenário, ofertando também cursos de capacitação aos alunos do projeto. – Temos parceria do setor privado e público, queremos aumentar esse cenário, com cursos profissionalizantes para aqueles que o mercado do futebol não recruta mais, para poder trabalhar fora do futebol e das 4 linhas – relata.
O Leão da Colina, como é conhecido por seus torcedores, junto do seu mascote, o Leão – é o time mais antigo do futebol mato-grossense. E para Mauricio, o maior patrimônio do clube é a sua apaixonada torcida e o clube possui um papel significativo em Mato Grosso com sua representatividade local e – de consolidação e participação cuiabana dentro do esporte no cenário estadual e nacional.
– Para Cuiabá é o clube que mais representa a cidade. Está há dois anos de se tornar centenário, em 2025. É o mais antigo em atividade do centro oeste e agrega muito em cultura para nossa capital. Dom Bosco é parte de Cuiabá, quando se pensa em Cuiabá e futebol é Dom Bosco, dos mais antigos e aos mais novos que também carregam essa essência da nossa capital – ressalta.
– Ele resgata o sentimento do torcedor cuiabano, o torcedor do Dom Bosco é aquele cuiabano antigo, com uma faixa etária mais elevada, aquela cuiabania raiz. É um torcedor com muita história, que nasceu e cresceu aqui e esse vínculo com o torcedor nunca foi quebrado. E esperamos que continue assim – finaliza o diretor.
Histórico
O Clube Esportivo Dom Bosco, de Cuiabá, é o time mais antigo do estado de Mato Grosso – com 98 anos de existência. Registros históricos do clube apontam que o Clube Esportivo Dom Bosco é detentor de seis títulos da primeira divisão do Campeonato Mato-grossense; um da segunda divisão; e uma Copa FMF.
O Leão da Colina ainda chegou a disputar seis edições do Campeonato Brasileiro, sendo três na série A. E outras três em divisões abaixo.