Discord também cofundou entidade que fornecerá ferramentas de segurança de combate ao abuso infantil para empresas de todos os portes
O Discord, muito popular entre o público gamer, vem trabalhando para reforçar seus mecanismos de segurança. A ideia é tornar a experiência mais agradável e segura, principalmente, para os jovens que utilizam a plataforma diariamente. Agora, está lançando uma nova funcionalidade que permite o bloqueio de usuários no Discord de forma mais “discreta”.
O recurso “Ignorar” permite que os usuários bloqueiem mensagens diretas de pessoas indesejadas sem que elas saibam. A funcionalidade foi desenvolvida com base no feedback fornecido pela comunidade, que externou suas ressalvas a respeito de uma ferramenta que já está disponível há alguns anos.
A plataforma já contava com o recurso “bloquear” — assim como outros aplicativos populares de comunicação. No entanto, muitos usuários reportaram que usar este mecanismo pode ser um pouco desconfortável. Por este motivo, a empresa desenvolveu um método um pouco mais “discreto”.
Como usar o recurso “Ignorar”?
Para utilizar a nova configuração, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o perfil que deseja encerrar as interações e selecionar. A opção “Ignorar”, que aparece com a inscrição “Novo” ao lado. Para finalizar o processo basta confirmar a ação tocando no botão destacado em roxo.
Aliás, o Discord, ao lado de organizações como OpenAI, Google e Roblox, também anunciou a fundação da organização ROOST (Robust Open Online Safety Tools). A entidade sem fins lucrativos fornecerá ferramentas de segurança gratuitamente para empresas de todos os portes para fortalecer a segurança infantil e digital.
Os mecanismos utilizam tecnologias modernas, como inteligência artificial, para auxiliar na detecção, análise e denuncia de materiais de abuso sexual infantil. Todos os recursos tem código aberto e serão gratuitos para as companhias. Assim, elimina a necessidade de cada organização desenvolver suas próprias soluções do zero.
O diretor jurídico do Discord, Clint Smith, atuará como presidente do conselho da ROOST. Além disso, a empresa apoiará a iniciativa fornecendo recursos financeiros, tecnologia e a expertise de seus especialistas para o aprimoramento e criação de novas ferramentas.
Por Vinicius Marques