quinta-feira,19 setembro, 2024

Direitos iguais para mulheres que empreendem ganham força na pauta do Judiciário

Os desafios enfrentados por mulheres que chefiam suas famílias e empreendem foi o tema abordado pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, no painel Dignidade Existencial Feminina, da primeira edição do Congresso Conamp Mulher, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O evento ocorre no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta quarta (14) e quinta-feira (15).

A diretora destacou que o Brasil já percorreu um longo caminho com o efetivo cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e a parceria dos Ministérios Públicos. No entanto, há avanços que precisam ser conquistados.

“No Brasil, 53% dos empreendedores são mulheres e somos o terceiro país do mundo com mais empreendedoras. Muitas das vezes, são mulheres que foram excluídas do mercado de trabalho ou não tiveram flexibilidade para cuidar de suas casas e filhos. Se elas tivessem condições de investir ainda mais, seríamos uma potência. Essas mulheres estão empreendendo por necessidade”, avaliou Margarete Coelho.

De acordo com a diretora, dados do Sebrae mostram que as empreendedoras têm escolaridade 16% maior do que a dos homens, mas com rendimento 16% menor, pois dedicam menos tempo às suas empresas. Além disso, ela alertou sobre as barreiras que elas enfrentam no acesso a crédito.

“O Sebrae entra com a Universidade Corporativa, preparando essa mulher para negociar e enfrentar os desafios. Mas essa jornada é muito longa. Por isso, o Ministério Público precisa ser uma ponta de lança para essas mulheres, para se sentirem bem onde escolherem estar, principalmente no mundo dos negócios”, apontou.

Saiba mais

O evento Conamp Mulher, de natureza cultural, científica e social, tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre membros do Ministério Público brasileiro e representantes de diversos setores, visando ainda contribuir para ações institucionais e permitir maior integração entre o Ministério Público na temática da política de gênero. No período da manhã, a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, participou da abertura do evento.

Fonte: ASN

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados