sexta-feira,22 novembro, 2024

Digital First: IDC explica como a tendência tem impactado os negócios na AL

Nos últimos anos, o software vem transformando completamente os negócios das empresas da América Latina e todo o seu ecossistema, do gerenciamento de dados até a experiência com o cliente. Segundo Luciano Ramos, country manager da IDC Brasil, esse fenômeno se deve pela aceleração da transformação digital nesta era que ele chama de “Digital First, que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais em detrimento aos serviços analógicos”.

O executivo foi o anfitrião do evento “IDC Software Chapter: Business Transformation through Software in LatAm”, evento virtual e presencial realizado pela consultoria na semana passada. Durante o evento, além de abordar o papel do software na evolução das empresas da região, representantes da IDC da América Latina debateram as principais tendências do setor, como o customer experience (experiência do cliente) e o customer engagement (engajamento do cliente), a modernização e agilidade trazidas pelo desenvolvimento de softwares, e o papel fundamental da segurança digital na transformação dos negócios.

O Digital First foi o tópico principal. Claudia Medina, gerente de soluções empresariais da IDC México, destacou que a resiliência na área de TI é um conceito holístico que está assumindo uma dimensão digital. Esta, por sua vez, procura desenvolver e tirar proveito das capacidades digitais, não só para otimizar operações, mas também para aproveitar e capitalizar todas as mudanças implementadas.

Ela explicou que o Modelo de Resiliência Digital proposto pela IDC contempla três etapas, cada uma com um objetivo muito específico: alcançar a continuidade do negócio, capacitar a organização e incorporar a resiliência digital.

Com isso, o futuro das operações pode ser localizado em uma estrutura conceitual que permitirá às organizações construírem uma cultura de negócios resiliente, considerando aspectos como otimização da operação, ativos tecnológicos, processos de experimentação/inovação e recursos econômicos e humanos.

Pesquisas indicam os resultados positivos
A pesquisa “IDC Latin America IT Investment Trends 2023”, que ouviu 215 empresas latino-americanas, mostram resultados práticos dessa estratégia em três frentes: operações, com melhora na produtividade em 46%; uso de dados, com melhora de 27% na prática de privacidade de dados e de 26% em aproveitamento de dados para a criação de novos fluxos de receita digital e inovação e CX (customer experience), com 32,1% de aumento na retenção de clientes e 25,1% de crescimento no equilíbrio entre experiências físicas e digitais.

Sob a perspectiva dos tomadores de decisão, outro estudo, o “IDC FutureScape CIO Agenda 2023”, indica que, até 2024, pelo menos 65% dos CIOs das empresas entrevistadas aproveitarão ativamente os recursos de resiliência como uma vantagem competitiva para oferecer diferenciação financeira, uma cadeia de abastecimento mais eficiente e uma operação sustentável.

A gerente da IDC também conta que o desempenho do mercado de software na América Latina pode ser descrito como “notável”, já que, até o fim de 2023, estima-se que o crescimento em dólares chegue a 15%, um aumento maior do que a média de negócios de TI, que não ultrapassa 7% para qualquer dos países da região.

“Agora, se olharmos para as prioridades do estudo ‘IDC Latin America IT Investments Trends 2023’, descobrimos que nas três primeiras posições temos: Segurança de TI e Cloud, com 35,8%; consolidação e modernização de TI, com 23%, e consolidação e modernização de IaaS com 20,5%”, diz a especialista.

Em relação às verticais, as prioridades variam, mas há denominadores comuns, como Cloud, Analytics e modernização de Data Management. Por fim, sobre uma visão de use cases, como mostra o “IDC WW Digital Transformation Spending Guide” lançado no segundo semestre de 2022, os de maior crescimento em 2023 são: pagamentos de próxima geração, convidados conectados & experiência de passageiros, com 42%; gerenciamento inteligente de tráfico, com 31%, e otimização estratégica de preços baseada em dados, com 30%.

Fonte: IP News

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados