“Evento Canônico”, “Nepo-Baby” e “Ultraprocessados”, esses são alguns dos termos escolhidos como definidores deste ano para o Collins
O termo “inteligência artificial”, ou IA, tomou conta das principais discussões de 2023, principalmente com a popularização do ChatGPT. Após a seleção das palavras mais relevantes do ano, a equipe do dicionário Collins elegeu “AI” — sigla para “artificial intelligence” — como a palavra mais importante deste ano.
“O Collins define IA como a modelagem das funções mentais humanas por programas de computador. Isso captura a natureza profunda do desafio que enfrentamos. Será que as máquinas realmente podem se tornar semelhantes aos seres humanos? E como isso vai afetar nossa espécie?”, escreve David Shariatmadari, autor de “Don’t Believe A Word: From Myths to Misunderstandings – How Language Really Works”, para o blog do dicionário.
Veja outros termos escolhidos como destaques de 2023:
Definição de ‘Nepo baby’:
“Uma pessoa, especialmente na indústria do entretenimento, cuja carreira acredita-se ter sido impulsionada por ter pais famosos.”
Origem da palavra:
“nepo”, abreviação coloquial de nepotismo.
Definição de ‘ultra-processado’:
“Adjetivo de alimentos preparados usando métodos industriais complexos a partir de múltiplos ingredientes, frequentemente incluindo ingredientes com pouco ou nenhum valor nutricional.”
Definição de ‘evento canônico’:
“Um evento que é essencial para a formação do caráter ou identidade de um indivíduo.”
Definição de ‘debanking’:
“O ato de privar uma pessoa de facilidades bancárias.”
Definição de ‘greedflation’
“O uso da inflação como desculpa para elevar os preços a níveis artificialmente altos a fim de aumentar os lucros das empresas.”
Origem da palavra:
ganância + (in)flação.
Definição de ‘Deinfluencing’:
“O uso das redes sociais para alertar seguidores a evitarem certos produtos comerciais, escolhas de estilo de vida, etc.”
Definição de ‘semaglutide’:
“Medicamento usado para suprimir o apetite e controlar o nível elevado de açúcar no sangue.”
Definição de ‘ULEZ’:
“Área, especialmente em uma cidade grande, onde os veículos devem pagar para entrar e os veículos que produzem muita poluição devem pagar mais.”
Fonte: Forbes