terça-feira,24 setembro, 2024

Dicas para fidelizar clientes de e-commerce na Black Friday? Temos, sim senhor!

No radar de mais de 70% dos consumidores brasileiros, a Black Friday 2022 começou! A data promete movimentar principalmente os setores têxtil, papelaria, smartphones e eletroportáteis – de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos.

O especialista de Marketing de Produtos da JET, Elvis Gomes, revela que a data pode ser usada de forma estratégica para atrair e fidelizar clientes no e-commerce.

“No varejo digital, o que mantém a saúde financeira do negócio é a recompra. Não é sustentável para a loja online receber o mesmo usuário uma única vez – precisamos que ele volte e considere aquele site como uma opção de pesquisa assim que sentir a necessidade de comprar algo”, explica.

Elvis Gomes também destaca o papel da Copa do Mundo, que vai potencializar a atração de novos visitantes aos marketplaces, já que pessoas que não costumam procurar por determinados produtos podem entrar em novos sites por conta do evento.

“Uma pesquisa da Nielsen e Toluna revelou que metade dos brasileiros pretendem fazer compras na data com o objetivo de assistir aos jogos da Copa do Mundo, enquanto apenas 33% ainda não sabem o que vão comprar e devem decidir na hora”, pontua.

Diante disso, o especialista apresenta algumas dicas para ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo o potencial da Black Friday no varejo digital.

Reputação da marca

Como está a imagem da sua empresa na internet? Lembre-se que todo mundo está pesquisando bastante na Black Friday. Por isso, se o ‘Reclame Aqui’ estiver cheio de clientes insatisfeitos, suas redes sociais estiverem com muitos comentários negativos e seu site com avaliações ruins, dê um passo para trás.

Melhore sua imagem de marca. Lembre-se que na Black Friday as pessoas estão dispostas a buscar informações sobre as lojas, comparando não apenas preços, mas experiências de compra também.

Conversão e fidelização

As marcas podem usar a Black Friday como isca para ‘fisgar’ novos clientes – a ideia é que eles comprem novamente no seu site após a data.

Para conquistá-los, proporcione uma excelente experiência de compra, com boa usabilidade, que deve ser acompanhada de um prazo realista de frete e suporte online para tirar dúvidas e auxiliar nas compras.

Produtos em promoção

Se quiser, o lojista pode escolher colocar apenas alguns SKUs em oferta, e não a loja toda. Uma possibilidade é aplicar descontos somente em itens que estão parados no estoque. Para oferecer bons preços sem alterar tanto a lucratividade, proponha parcerias e acordos com fornecedores.

Mantenha o foco em oferecer preços que realmente fazem a diferença no bolso do cliente, porque na Black Friday não se poupa tempo para pesquisar e encontrar as melhores ofertas.

Cyber Monday

O lojista precisa lembrar da Cyber Monday, que é uma oportunidade de escoar os itens que foram anunciados e não venderam bem na Black Friday. Para eles, vale a pena usar a segunda-feira logo após o final de semana da Black, pois, além de aumentar a possibilidade de ganhos financeiros, esta ação também atrai novos usuários para o e-commerce.

Base de ouro

Para quem precisa economizar nos anúncios online, é recomendado usar a própria base de clientes para fazer ações antes, durante e depois da Black Friday, com disparos de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, por exemplo.

Isso vai fazer as pessoas se lembrarem do seu e-commerce, o que pode gerar até vendas antecipadas – especialmente se houver descontos especiais para os clientes atuais.

Imagem: Shutterstock

Por: Mercado e Consumo

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