Novas técnicas e métodos capazes de melhorar o diagnóstico e o tratamento de inúmeras doenças surgem em ritmo constante

Grandes avanços tecnológicos como o uso da inteligência artificial, robótica, telemedicina e prontuário eletrônico estão transformando o futuro do atendimento médico. Novas técnicas e métodos capazes de melhorar o diagnóstico e o tratamento de inúmeras doenças surgem em ritmo constante causando uma verdadeira revolução na saúde e na forma como médicos e pacientes se relacionam.

Neste cenário, as startups têm sido um dos principais agentes responsáveis pela inovação médica, contribuído de forma acelerada para a digitalização e avanço do segmento da saúde. No Brasil, já são mais de 1.300 healthtechs, segundo o relatório Distrito Healthtech Report 2023.

Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira (18), e para exemplificar como a inovação médica se dá na prática, reunimos 5 startups brasileiras que estão revolucionando o atendimento em saúde no país. Confira:

Tato

Idealizada por quatro fisioterapeutas, a Tato é a primeira clínica digital de reabilitação musculoesquelética do Brasil. A healthtech foi concebida em 2021 para oferecer uma jornada individualizada e amparada em estudos aos pacientes com dores.

Por meio de uma plataforma virtual, pacientes com dores crônicas recebem atendimento fisioterápico personalizado, com gestão e coordenação do cuidado, prevenção de quadros de dor musculoesquelética incapacitante, triagem e estratificação de risco, telerreabilitação e telemonitoramento.

Safety Soluções

Fundada em Itajaí, Santa Catarina, a startup Safety Soluções em Radioproteção criou e desenvolveu o SafeOne, software capaz de ler e relatar com detalhes todos os dados operacionais de equipamentos que realizam exames diagnósticos por imagens.

A solução, que avalia inclusive o nível de emissão de radiação, faz uma análise preditiva a partir dos dados coletados em cada maquinário, o que permite prever falhas, quebra de peças e necessidade de manutenção.

A healthtech também criou o Certificado Digital de Relatórios, substituindo o tradicional certificado impresso. Funciona com o recurso da assinatura digital e-CPF, que usa a criptografia para validar as informações, legitimando a identidade de pacientes.

Medicina Direta

Com a missão de ajudar a melhorar a qualidade do atendimento em saúde no Brasil através da tecnologia, a startup paulistana Medicina Direta criou uma plataforma que auxilia médicos na gestão de prontuários dos pacientes.

As informações ficam armazenadas na nuvem e o médico pode acessá-las pelo smartphone. Dessa forma, um médico a caminho do centro cirúrgico pode consultar todo o histórico do paciente.

A empresa fundada em 2011 também cria sites para médicos que são integrados à plataforma de prontuário eletrônico. Assim, o serviço é otimizado para que pacientes encontrem o médico ao realizarem pesquisa no Google.

PEBmed

Criada em 2012 por três médicos – Pedro Gemal, Eduardo Moura e Bruno Lagoeiro – a PEBmed se dedica a criar aplicativos para a área médica, apoiando o médico na tomada de decisão clínica.

Sua primeira criação foi o Whitebook, um guia de prescrição, de orientações de condutas médicas e medicamentos para diversas especialidades. O app é usado por mais de 200 mil profissionais no Brasil, Angola, Argentina, Bolívia e Paraguai.

Em 2020 a startup foi adquirida pela Afya, ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil, impulsionando o lançamento do NurseBook – app semelhante ao Whitebook, mas focado em profissionais da enfermagem.

Neoprospecta

Neoprospecta é uma startup de Florianópolis especializada em genômica, biologia molecular e tecnologias de bioinformática para identificação, monitoramento e controle de microrganismos. A empresa possui uma tecnologia inovadora, que permite a utilização de sequenciamento de DNA em larga escala para analisar e identificar micro-organismos e mecanismos de resistência aos antimicrobianos.

Ela também se destaca pelo desenvolvimento de um sofisticado software chamado Neobiome, para o monitoramento da qualidade e uma ferramenta estratégica para a tomada de decisão a partir de informações do microbioma. A ferramenta oferece suporte nas áreas de rastreamento e controle de contaminações e surtos, gestão de riscos, melhoria de processos, segurança alimentar e boas práticas para controle microbiológico.

Por Fabiana Rolfini