Sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, o café faz parte da rotina de milhares de pessoas. Nesta quarta-feira (24), comemora-se o dia oficial dessa bebida. Muitas vezes tomado para obter mais energia ao longo do dia, o café foi além desse propósito e conquistou aficionados em todo o mundo.
Como o maior produtor e exportador do produto, o Brasil tem o café enraizado em suas origens, e é natural que o mercado que envolve esse grão também se desenvolva.
Apesar de ser apenas uma bebida, o café passa por diferentes fases, cada uma com seus desafios únicos. O Startupi selecionou negócios com produtos distintos que estão chamando a atenção de investidores, desde soluções que auxiliam na coordenação da safra até clubes de assinaturas.
Boden Club
Com seu plano de assinatura para interessados no mercado cafeeiro, a Boden Club oferece produtos para todos os nichos e gostos. A marca criou kits especiais e exclusivos para seus assinantes, sendo que cada caixa é montada e direcionada de acordo com a preferência do cliente.
A Boden também fabrica sua própria cápsula de café, compatível com as principais marcas de máquinas de café do mercado, além de vender seu café de qualidade já moído e pronto para o consumo. Os planos de assinatura são divididos em três blocos, cada um correspondendo à quantidade de café entregue. No entanto, os preços não estão disponíveis em seu site oficial.
Flowins
A Flowins nasceu para ser a principal aliada dos pequenos produtores do grão. Em sua plataforma, a startup disponibiliza importantes informações em relação à qualidade da safra plantada. Além disso, ela é responsável por ligar os produtores a grandes centros varejistas e distribuidores do Brasil e do mundo.
A plataforma da Flowins é gratuita e fornece importantes insights sobre o produto aos fornecedores. No entanto, a startup também oferece uma assinatura para agregar ainda mais detalhes à sua ferramenta. A empresa chamou a atenção do mercado e já realizou duas captações, sendo a última no final de 2022.
Certificafé
Não sendo ligada diretamente ao grão, a Certificafé auxilia os produtores com a parte burocrática do negócio. A startup auxilia na hora de certificar e regulamentar os produtos antes de serem repassados aos fornecedores.
A startup venceu a categoria “Café” do desafio de inovação aberta promovido pela cooperativa capixaba Nater Coop em parceria com a Azys Inovação. A solução apresentada para os desafios recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30 mil.
Adroit Robotics
Trazendo tecnologia às safras de café, a Androit Robotics oferece sensores de alta resolução para seus clientes, permitindo a captura de imagens detalhadas. Essas imagens são analisadas juntamente com dados climáticos, do solo e do manejo da safra. O resultado é a geração de informações precisas e detalhadas sobre a evolução e saúde das plantações.
Na plataforma digital da Adroit, é possível visualizar rapidamente regiões específicas da fazenda no mapa, com acesso a imagens detalhadas para comparar a evolução temporal dos frutos. Os agrônomos podem analisar fazendas inteiras, comparando características e dados históricos, a fim de diagnosticar problemas e replicar melhores práticas.
The Coffee
Inspirada em cafeterias TO GO japonesas, a The Coffee caiu no gosto do mercado rapidamente, a empresa oferece bebidas com café e outros produtos que tornam a experiência mais apetitosa. As lojas da startup seguem o mesmo modelo japonês, com espaços menores e poucas mesas, incentivando os clientes a adquirirem o produto e consumirem do lado de fora da loja.
Com uma abordagem minimalista, a The Coffee apresenta um cardápio enxuto, porém com uma variedade de produtos. A startup oferece opções quentes ou frias com diversas combinações. Apostando na tecnologia, suas lojas contam com portais de autoatendimento e um aplicativo que permite aos clientes fazer pedidos à distância e apenas buscar suas bebidas para consumo imediato.