Em comemoração ao Dia Mundial do Café, o 360 News entrevisou o proprietário da cafeteria Root’s Açaí Café, Rubens Martins, para conhecer as ideias propostas do estabelecimento. Rubens, que diz ser apaixonado por café, explica que sempre teve o sonho de empreender e que isso aliado à paixão pela bebida o fez investir no projeto. Segundo ele, levaram-se mais de dois anos apenas no planejamento para colocar o projeto em andamento.
Rubens conta que o objetivo central do estabelecimento é oferecer um local que funcione todos os dias, com um ambiente amplo e propício para o cliente trabalhar. A cafeteria possui um cardápio generoso contendo opções que buscam atender a qualquer refeição do dia.
O proprietário explica que o café servido na Root’s é denominado café especial, pois atinge a marca de no mínimo 80 pontos, podendo ir até os 100. O café consumido tradicionalmente no dia-a-dia do brasileiro é chamado de café comercial, a diferença dele para o especial é que a colheita é feita de maneira desigual. Dessa forma, acabam vindo grãos verdes, grãos podres, folhas, pedras juntamente aos grãos maduros. Os grãos colhidos são torrados ao máximo, o que acaba deixando o sabor do café profundamente amargo.
O órgão responsável pela regulamentação dos cafés especiais no Brasil é a Associação Brasileira de Cafés Especiais, uma filial da Specialty Coffee Association (SCA), que atua nos Estados Unidos e na Europa. “Esse conhecimento é pouco difundido, por isso, mesmo com as informações estando na embalagem o consumidor pode se confundir”, afirma Rubens.
A empresa possui uma política de diminuição do uso de plásticos em suas embalagens, procurando sempre unir a preservação de aroma do café ao uso de materiais sustentáveis. A Root’s ganhou um prêmio de melhor embalagem do mundo na Semana Internacional do Café, considerada a maior feira da América Latina, que acontece em Belo Horizonte.
“Temos o orgulho de falar que a melhor embalagem de preservação de aroma, sabor e manutenção de frescor é daqui de Cuiabá”, declara Rubens.
Rubens relata que por conta das altas temperaturas, os cuiabanos não possuem o hábito de frequentar cafeterias, no entanto, ele afirma que o estabelecimento possui um público fiel de apreciadores da bebida. Segundo ele, o público se identificou com o espaço e sempre retorna para conferir as novidades.
“A nossa alma é inovar, é ser desbravadora, nós procuramos inovar sempre. Tudo que nos propomos a fazer, antes de executar nós olhamos para forma como é feito hoje e pensamos em como podemos fazer diferente. Esse é o desafio de toda a nossa equipe. Isso parte desde o copo que servimos até a forma em que apresentamos os alimentos. Nós queremos que o cliente tenha uma experiência única e que isso o impacte de uma maneira positiva”, finaliza Rubens.
Hoje o estabelecimento, que opera de segunda a domingo, possui três lojas disponíveis na capital, mas possui planos para uma futura expansão. Para aqueles que são apaixonados pela bebida ou têm curiosidade de provar um café de qualidade, vale a pena conferir.
Fonte: Victória Oliveira