Nesta terça-feira (05/04) é celebrado, no Brasil, o dia Nacional das Telecomunicações. O sistema de telecomunicações consiste em um conjunto de redes que buscam facilitar a comunicação humana a longa distância, são elas: redes telefônicas, emissoras de rádio, televisão e a internet.
Um dos papéis mais importantes dentro da telecomunicação é o de tornar a informação acessível para todos. O rádio e a TV aberta exercem funções primordiais nesse aspecto, pois são os instrumentos midiáticos que mais atingem a população do interior.
A presença do telejornalismo no país é forte no cotidiano dos brasileiros, presença essa que é marcada, principalmente, pela credibilidade e afetividade estabelecida com a população. Dessa forma, pensando em trazer inovação e confiabilidade, conversamos com a jornalista mato-grossense Laura Campos para entendermos melhor sobre a sua trajetória dentro da comunicação. Antes de retornar para Cuiabá e se estabelecer em seu mais recente trabalho, Laura residia em São Paulo e atuava no canal Terra Viva, da Rede Bandeirantes de Comunicação, como apresentadora e coordenadora de Jornalismo.
Laura, que atualmente trabalha como apresentadora na TV Brasil Oeste (TBO), conta que seu interesse pela profissão despertou ainda quando criança, enquanto frequentava as emissoras pertencentes à sua família.
A jornalista relata que não teve dúvidas em relação a profissão que escolheu:
Mesmo já possuindo uma carreira bem consolidada, Laura explica que percebeu a dimensão da importância do seu trabalho na vida das pessoas ao participar das campanhas de interesse público durante o auge da pandemia do vírus Covid-19.
“Todas as vezes que a imprensa noticia de forma imparcial, coloca a população a par dos acontecimentos, quando esclarece, educa, participa da vida cotidiana de forma positiva, estamos influenciando” diz a jornalista.
Sendo responsável por apresentar dois programas na TBO, Agroboletim e o Laura Campos Entrevista, a jornalista conta quais são suas editorias preferidas na profissão:
“Tenho uma predileção pelos temas políticos e econômicos, pois são a base do desenvolvimento do mundo e afetam diretamente as nossas vidas. E, claro, os temas ligados à Mato Grosso, sua gente, sua cultura e seus valores. Sem esquecer também do importante setor agrícola” afirma Laura.
Ao finalizarmos a entrevista a jornalista deixa um recado importante para todos aqueles que tem interesse de ingressar no mercado da comunicação:
“Sonhe alto, mas faça acontecer. Estude muito, mantenha aguçada a curiosidade intelectual, olhe todas as facetas, todos os lados de uma notícia, não se deixe instrumentalizar por interesses mesquinhos. Sorte é para poucos. Para a maioria é trabalho, dia após dia, andando ao lado da perseverança. Poderia encerrar com uma frase de Cláudio Abramo, um mestre da imprensa brasileira: “o jornalismo é o exercício diário da ética” finaliza Laura.
Por: Victória Oliveira.