Ver o produto fisicamente e sair com ele nas mãos são os principais motivos que vão levar os consumidores a comprar presentes do Dia das Crianças em lojas físicas. Já o preço menor é a razão principal da compra no e-commerce. Essas são algumas das conclusões de um levantamento realizado pela Globo, que analisou as tendências de consumo para o próximo dia 12.
Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com 1.200 pessoas maiores de 18 anos, das classes A, B e C, em todo o País. Eles mostram que 89% dos brasileiros vão presentear alguém neste Dia das Crianças, uma alta de cinco pontos porcentuais na comparação com a mesma data de 2022.
Neste ano, aproximadamente 74% dos brasileiros planejam comprar presentes para as crianças em lojas físicas. Ao mesmo tempo, 64% estão considerando a compra por meio de lojas virtuais, como aplicativos ou sites. Os dados evidenciam, assim, que muitos podem acabar lançando mão de mais de um canal na data.
O estudo mostra que a experiência de compra é bastante valorizada pelo consumidor que opta por ir até as lojas físicas. A possibilidade de ver os itens pessoalmente antes da compra e a conveniência de pagar e levar o produto imediatamente, ambos com 40% das respostas, foram destacadas. Além disso, 28% dos entrevistados mencionaram a facilidade de troca como um motivo relevante para escolher lojas físicas.
Já nas lojas virtuais, os preços acessíveis, a variedade de produtos e os benefícios oferecidos são os principais atrativos para os consumidores. Dos entrevistados, 49% preferem comprar online devido aos preços mais acessíveis, 39% apreciam a variedade de produtos disponíveis em e-commerces, e 26% optam por esses canais devido aos benefícios oferecidos, como programas de fidelidade, cashback e cupons de desconto.
Comemorações
Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram que pretendem celebrar o Dia das Crianças. Com os passeios fora de casa sendo uma escolha popular, as comemorações previstas para este ano são bastante semelhantes às do ano anterior.
No ano passado, a opção mais citada era levar o presente até a casa da criança, com 28% das preferências. No entanto, neste ano, ela caiu para a terceira posição, com 23%. Os passeios em shoppings lideram as escolhas, com 26%, seguidos por passeios em lojas de brinquedos e parques de diversões, com 25% e 24%, respectivamente.
Comparação de preços
A pesquisa também revela que aproximadamente 81% dos consumidores irão comparar preços antes de fazer suas compras para o Dia das Crianças. Os marketplaces e as lojas de brinquedos estão empatados como escolhas preferidas para pesquisa, com 44% das respostas cada. Outros canais populares incluem:
- Sites de busca (43%)
- Sites comparadores de preços (37%)
- Lojas de roupas (31%)
- Redes sociais (24%)
- Indicações de amigos e familiares (19%)
- Hipermercados e supermercados (14%)
Em relação aos gastos, 9% dos brasileiros planejam reduzir seus gastos em comparação com o ano anterior, enquanto 59% pretendem mantê-los na mesma faixa. No entanto, 32% dos consumidores planejam gastar mais em comparação com o mesmo período do ano passado.