sexta-feira,22 novembro, 2024

Dezenas de pegadas de dinossauros preservadas há 150 milhões de anos são encontradas

Apesar da diversidade do achado, identificar espécies específicas destas pegadas tem sido um desafio para os investigadores, uma vez que a região carece de fósseis de corpos de dinossauros

Pesquisadores descobriram três vestígios de dinossauros datados de cerca de 150 milhões de anos atrás que contêm dezenas de pegadas preservadas, de acordo com um estudo. Os cientistas encontraram os locais das pistas na região de Imilchil-Outerbat, no Marrocos, localizada no coração das montanhas do país africano. Os locais situam-se na formação geológica de Isli, que tem entre 167 e 145 milhões de anos – o que se enquadra no Período Jurássico.

Os locais contêm uma grande variedade de pegadas de dinossauros que os cientistas descreveram em um estudo publicado na revista Royal Society Open Science. Entre as pegadas documentadas pelos pesquisadores estavam aquelas feitas por dinossauros terópodes, saurópodes e ornitópodes, alguns dos principais grupos da árvore genealógica dos dinossauros.

Ornitópodes eram um grupo de animais herbívoros que foram uma das linhagens de dinossauros mais bem-sucedidas e duradouras. Eles originalmente começaram como pequenos herbívoros bípedes, crescendo em tamanho e número com o tempo.

O grupo de dinossauros saurópodes inclui os maiores animais terrestres que já existiram na Terra, com algumas espécies estimadas em peso superior a 90 toneladas. Esses dinossauros tinham pescoços muito longos, caudas longas, cabeças pequenas e quatro pernas grossas, explica a Newsweek.

Os terópodes, por sua vez, eram dinossauros carnívoros que variavam em tamanho, desde o Microraptor de 60 centímetros de comprimento até o Tiranossauro rex de 12 metros. Os pássaros modernos descendem de uma linhagem de pequenos terópodes, o que significa que também são membros deste grupo.

Texto: Redação, do Um Só Planeta

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados