Resíduos plásticos foram transformados em embalagens de desodorante em ação conjunta de empresas que gerou renda para 80 famílias
Seguindo uma tendência nos festivais de música, o Rock in Rio de 2022 anunciou uma série de medidas para reduzir a geração de lixo e aumentar a reciclagem de resíduos. Quem acha que essas ações têm pouco impacto vai se impressionar com o destino das 13 toneladas de copos plásticos geradas no festival: tudo foi transformado em embalagens de desodorante, em uma ação que exemplifica a potência da economia circular e da ação em conjunto de marcas.
Para dar um novo destino aos milhões de resíduos que se tornariam lixo, o Rock in Rio se uniu à Natura, Heineken, Braskem e Coca-Cola Brasil em uma megaoperação de reciclagem que resultou na transformação dos copos utilizados em matéria-prima para produzir cerca de 2 milhões de embalagens para os desodorantes corporais da marca Natura Kaiak.
Segundo nota do festival, dos copos coletados, quase 90% foram reciclados após triagem das cooperativas, totalizando cerca de 2,3 milhões de unidades. Os outros 10% não foram utilizados durante o festival ou não foram reciclados devido ao descarte incorreto e mistura com outros resíduos orgânicos, o que dificulta a reciclagem. Ou seja, há ainda amplo espaço para aprofundar a conscientização do público em relação ao descarte correto dos materiais.
A parceria entre as marcas evitou a emissão de 21 toneladas de CO2 no meio ambiente e ajudou a gerar renda para 350 pessoas das 80 famílias envolvidas em cooperativas parceiras. O Rock in Rio destaca que as marcas parceiras possuem trajetórias conectadas à sustentabilidade e colaboram para a agenda 2030 da ONU, e que a união delas mostra a importância da coletividade rumo a um futuro melhor.
Fonte: Um só Planeta