quinta-feira,28 novembro, 2024

Desafios e soluções para melhorar mobilidade urbana serão discutidos em Florianópolis

Preocupações com as horas perdidas em filas ou com os horários ideais para sair de casa e escapar dos engarrafamentos fazem parte do cotidiano de quem vive nos grandes centros urbanos. Com impacto direto no bem-estar da população, a mobilidade urbana está cada dia mais presente nas discussões e no planejamento urbano dos gestores públicos que se preocupam em propor cidades que promovam mais qualidade de vida.

Tornar a mobilidade urbana das cidades mais inteligente e conectada passa por diferentes desafios, como a integração de diversas formas de transporte, incluindo as alternativas públicas como também a utilização de opções sustentáveis, como bicicletas e patinetes. O planejamento urbano, focado na mobilidade, pode contar ainda com soluções inovadoras e tecnológicas, como sinaleiras inteligentes, capazes de contabilizar o número de veículos em filas e determinar o melhor tempo de abertura e fechamento, assim como aplicativos de controle de tráfego, capazes de coletar dados que auxiliarão na construção de novos recursos de trânsito, como faixas de segurança, lombadas e cruzamentos, capazes de auxiliar motoristas e pedestres.

O planejamento estratégico da mobilidade urbana torna as cidades mais funcionais, eficientes, sustentáveis e resilientes.  “A mobilidade urbana é um tema dos mais recorrentes e mais urgentes da vida moderna. As pessoas perdem muito tempo em filas e isso impacta diretamente na qualidade de vida além de que praticamente todas as cidades registram problemas em relação à ela”, aponta Lairto dos Santos, CEO da DITEC Brasil. 

Atrás apenas de Curitiba, Florianópolis, a Capital catarinense, ficou em segundo lugar no Ranking Connectec Smart Cities. Michel de Andrado Mittmann, secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital, destaca que diferentes setores da administração municipal vêm utilizando ferramentas tecnológicas para aprimorar os serviços oferecidos à população e melhorar a mobilidade urbana.

Segundo o secretário, nos últimos três anos, a Capital passou a focar em novas tecnologias, como aplicativos de monitoramento do transporte público, onde a população pode acompanhar o horário exato que o ônibus estará no ponto. “Estamos evoluindo para agregar mais inteligência ao planejamento, com a utilização de dados na formatação da mobilidade urbana, criando procedimentos de análise de trânsito, por exemplo”, pontua Mittmann.

Mobilidade urbana e a criação de novas soluções

O desenvolvimento de novas tecnologias, a partir de problemas enfrentados nas cidades, passa a ser essencial para garantir e promover um futuro com menos congestionamentos e mais segurança. Tanto para Lairto, como para Michel, as soluções para cidades inteligentes, as Smart Cities, visa melhorar o dia a dia da população e o desenvolvimento ocorre em conjunto com as demandas que emergem da própria vida cotidiana.

“Desenvolvemos tecnologias que permitem auxiliar o planejamento dos municípios. Os modelos de coleta de dados utilizados limitam a quantidade de informações. Nós, como empresa de tecnolgoia, desenvolvemos soluções capazes de fazer mapeamento completo de trânsito que dará acesso a uma quantidade muito maior a dados e informações, assim possibilitando o planejamento e permitindo a tomada de decisão de maneira muito mais embasada e estruturada”, explica Lairto.

Evento reunirá ecossistema de inovação

É nesse contexto que será realizada a 2ª edição do Summit Cidades, nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Nos três dias de evento, a sociedade em geral, assim como empresários, estudantes e gestores públicos irão debater projetos de cidades inteligentes. “A parceria com universidades, empresas e startups de tecnologia são fundamentais para trazer os novos conceitos e produtos com mais celeridade”, afirma o secretário.

“A grande vantagem do Summit é trazer o ecossistema de inovação, com setor público, as universidades, as entidades e o setor privado, que estarão trocando informações e interagindo com diferentes visões, demandas e necessidades e possibilitarão a geração de melhores soluções”, finaliza Lairto. As inscrições para o evento gratuito devem ser realizadas no site: summitcidades.com.br.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados