Ferramenta é capaz de identificar e filtrar até 43 doenças a partir da análise de laudos de exames de tomografia, ressonância magnética e ultrassom
Imagine que você fez um exame de saúde e esqueceu dele, ou demorou para buscar o resultado. Se, por acaso, for encontrada alguma anormalidade, uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Dasa alerta os médicos radiologistas do laboratório, que entrarão em contato com o médico que prescreveu o exame para avisá-lo da situação.
O objetivo do DasaBERT, como é chamada a ferramenta, é resolver o problema dos pacientes que não buscam o resultado do exame ou que demoram muito para buscá-lo. Felipe Kitamura, diretor de Inovação Aplicada e IA na Dasa, explica que essa é uma prática frequente entre as pessoas.
A principal vantagem de usar a nova ferramenta de IA é poder acelerar o início do tratamento ou pedidos de exames complementares, depois do diagnóstico, reduzindo de 17 para 10 dias, em média.
“Um paciente que está com suspeita de pneumonia ou suspeita de covid, por exemplo, vai fazer uma tomografia de tórax para avaliar o quanto a covid acometeu os pulmões. Eventualmente, eu posso achar um nódulo pulmonar suspeito para câncer, por acaso”, exemplifica o executivo. “A gente consegue fazer um diagnóstico mais precoce, enquanto as doenças estão num estágio em que a possibilidade de cura é maior e de sofrimento menor para a pessoa.”
A IA é capaz de identificar e filtrar até 43 doenças a partir da análise de laudos de exames de tomografia, ressonância magnética e ultrassom. A operação começou em agosto deste ano.
Texto: Camila Pergentino