Já todos sabemos que não podemos acreditar em tudo o que vemos na Internet, certo? Certo. A teoria está lá. No entanto, é impossível negar o quão fácil é ficar convencido com algo que vemos online, especialmente, se milhares de pessoas nos tentam “convencer” disso mesmo. E sim, falamos de influencers e influencing. Eis que o jogo foi baralhado.
Deinfluencing (em português poderíamos dizer “desinfluenciar”, embora a palavra não exista) é – mais que uma tendência- um novo movimento na comunidade de Beleza do TikTok. Uma mudança de paradigma que vem contrariar aquilo em que consiste ser influencer, ou seja, influenciar a algo.
Em resposta aos milhares de milhares de vídeos que vemos todos os dias sobre produtos que “temos mesmo de comprar” ou que “não vamos conseguir viver sem”, o deinfluencing diz-nos precisamente que podemos “guardar o nosso dinheiro, porque isto não vale assim tanto a pena”. Quase como aconselhar dupes (que pode espreitar aqui), mas de forma honesta e até consciente.
Em resposta aos milhares de milhares de vídeos que vemos todos os dias sobre produtos que “temos mesmo de comprar” ou que “não vamos conseguir viver sem”, o deinfluencing diz-nos precisamente que podemos “guardar o nosso dinheiro, porque isto não vale assim tanto a pena”. Quase como aconselhar dupes (que pode espreitar aqui), mas de forma honesta e até consciente.