terça-feira,24 setembro, 2024

Decisão da 99Food de deixar o país reflete a dificuldade em competir no mercado brasileiro de delivery

Nesta semana bares e restaurantes que operam com a 99Food começaram a ser notificados da decisão da empresa de encerrar a operação de delivery com entregadores parceiros, cabendo então aos estabelecimentos a total responsabilidade pela entrega.

A novidade passa a valer no fim de fevereiro, mas já causou apreensão no setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Isso porque, há exatamente um ano, a Uber Eats anunciou o fim das suas operações no Brasil; antes disso, a Delivery Center já havia anunciado o fim de suas atividades.

“Este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar – os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas. Muitos aplicativos e plataformas já desistiram, alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

O presidente da Associação ainda reitera que, com a saída da plataforma 99Food do Brasil, o mercado de delivery se encaminha para um monopólio que traz custos elevados tanto para o setor quanto para os consumidores.

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