Carteira SEBRAE DELAS vai garantir 100% da responsabilidade de crédito para PMEs lideradas por mulheres
O Delas Summit 2024, evento focado em empreendedorismo feminino promovido pelo Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae, começou nesta quinta-feira (21), no CentroSul, em Florianópolis, e reuniu mais de 4,5 mil participantes presencialmente. Durante o evento, Décio Lima, presidente do Sebrae, anunciou uma nova carteira de crédito exclusiva para empresárias de PMEs, com 100% de garantia na responsabilidade de financiamento.
Este encontro acontece na capital catarinense onde a participação das mulheres nos negócios registra crescimentos expressivos. Dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina mostram que, além do aumento de 10,9% na abertura de novos negócios no terceiro trimestre de 2024, as mulheres representam 40,5% dos sócios desses empreendimentos.
A segunda edição do evento contará com mais de 150 expositoras donas de pequenos negócios, 190 palestrantes e 16 horas de programação presencial.
Nova carteira de crédito anunciada no Delas Summit vai ajudar empreendedoras
Após a abertura do evento, Décio Lima anunciou o lançamento de uma nova linha de financiamento voltada para mulheres donas de pequenos negócios, o SEBRAE DELAS. A ação faz parte de uma iniciativa de incentivo a PMEs, que começou com a estreia da maior carteira de crédito para esses empreendedores, em colaboração com o governo Lula.
O propósito da carteira é facilitar o acesso à financiamentos para mulheres em regiões vulneráveis. Isso porque a taxa de juros cobrada das pequenas empresas administradas por mulheres, que são MEI, em regiões mais vulneráveis se aproxima de 60% ao ano, o que as aproxima do cartão de crédito e cheque especial, que tem taxas mais elevadas e da inadimplência.
Com essa ação, o SEBRAE espera estimular o acesso a financiamentos para os pequenos negócios liderados por mulheres, além de estimular a redução dos juros ofertados, com a oferta de ampliação do risco pelo FAMPE, de 80% para uma cobertura especial de 100% da garantia dada pelo FAMPE.
Falta de incentivo e dificuldade de acesso a crédito afastam mulheres do microempreendedorismo
Para Lima a chave para uma sociedade justa e igualitária está no processo de inclusão de renda das mulheres, representada não só pelo lucro, mas pelo protagonismo feminino na economia. O presidente também espera consolidar a criação de mais de quatro mil novas empresas com perfil PME em 2024, mas ainda é necessário mudança no setor.
“O mercado não foi feito para os pequenos. O mercado foi feito para acumular riqueza. O mercado que nós vivemos no Brasil é um mercado que é para o sistema financeiro. São os pequenos a grande base da economia porque eles respondem hoje por 95% das empresas brasileiras”, explica Lima.
A ação será disponibilizada nas regiões onde, em 2025, serão realizados os mutirões do Fundo Acredita, nos quais os empreendedores terão a oportunidade de se aproximar de instituições financeiras, renegociar dívidas e realizar novas operações.
“88% dos pequenos empreendedores não têm acesso ao crédito. Nós somos o avalista do crédito para todo micro e pequeno empreendedor disponibilizando uma carteira de 30 bilhões de crédito para que a pequena economia possa entrar lá no sistema financeiro que nunca foi permitido a sua entrada. O pequeno vai lá, pega o crédito, o SEBRAE avaliza. O SEBRAE avalizando, cai o risco, cai o risco, cai juros”, complementa o executivo.
Por Cecília Ferraz