Há uma tendência de consumo sustentável que cresce cada vez mais no Brasil. Segundo dados do Sebrae, o tamanho do mercado de orgânicos global deve atingir o patamar de U$497,3 bilhões até 2030, um crescimento de 178,75% em relação a 2021 – último ano da pesquisa. Os dados refletem o comportamento do consumidor moderno, que se preocupa cada vez mais com sua alimentação e estilo de vida saudável e que estejam alinhados com pautas ambientais.
Como reflexo desse comportamento sustentável, os consumidores passam, portanto, a não apenas consumir produtos orgânicos e ambientalmente corretos, mas também a quererem saber mais sobre de onde vem aquilo que consomem. A preocupação passa, portanto, a ser não apenas sobre o produto final, mas também sobre todo o processo para que ele chegue até o consumidor e, para isso, vem à tona a necessidade de aplicação da rastreabilidade na indústria alimentícia.
“Hoje é muito comum que a cadeia produtiva tenha muitas etapas de produção até que o produto chegue ao consumidor final. A aplicação da rastreabilidade na indústria alimentícia possibilita a distribuição de produtos e componentes de acordo com a necessidade e permitem, além disso, rastrear produtos em tempo real. Assim, os processos de produção e de fornecimento podem ser controlados de forma totalmente automática e documentados continuamente”, explica Amanda Oliveira, porta-voz e Key Account Manager da ifm Electronic, multinacional de tecnologia referência na produção e venda de sensores em todo o mundo.
Rastreabilidade
As soluções de automação também ajudam a garantir a segurança alimentar no processo logístico. As matérias-primas, como frutas, vegetais e grãos, podem ser rastreadas por meio de códigos únicos desde a saída da colheita até o cliente final. Cadeias de fornecimento transparentes garantem a qualidade e também criam confiança nas mercadorias.
Os sistemas RFID (Radio Frequency Identification) podem fazer pleno uso de seu desempenho no rastreamento de mercadorias na intralogística. Com as soluções RFID é possível implementar um sistema de localização e rastreamento ainda mais facilmente e de forma enxuta graças à integração direta à TI (Tecnologia da Informação).
Aplicação
O objetivo central da aplicação da rastreabilidade dos produtos é manter o registro de todas as etapas pelas quais eles passam, de forma a manter o histórico arquivado para que a informação possa ser acessada quando necessário. Além dos benefícios para o mercado e para o consumidor, há também os benefícios para a própria indústria com esse tipo de aplicação, como: segurança dos processos, identificação de problemas, resgate de produtos, atendimento a regulamentações e maior controle de processos.
Amanda Oliveira aponta, ainda, que é fundamental que as empresas invistam nesse tipo de tecnologia visando a evolução da indústria. “Os processos da indústria alimentícia foram moldados para serem eficientes, otimizar tempo e satisfazer as necessidades do consumidor, isso já funciona. Agora, o desafio da indústria é outro: a população mundial está crescendo e com ela também o desafio da indústria alimentícia para atender à crescente demanda por produtos seguros e de alta qualidade. Para isso é preciso fazer uso da digitalização da produção de alimentos e a rastreabilidade pode ser uma das chaves para fazer isso acontecer”, pondera a especialista.
Fonte: Vira Comunicação