Que Mato Grosso está conquistando cada vez mais espaço no Brasil como um estado inovador, já sabemos. Mas além da inovação no agronegócio, cada mais em alta, a inovação nas escolas também é uma grande responsável por esse destaque. Um bom exemplo disso é a escuderia Tucaré, um time de estudantes mato-grossenses que se uniram para competir no Programa F1 in Schools.

A competição educacional internacional desafia estudantes de 9 a 19 anos a criar escuderias e competir com carros de F1 em miniatura. Promovido pela Fórmula 1, o projeto simula os desafios de uma corrida real, exigindo que os jovens projetem, modelem e testem protótipos, além de desenvolverem estratégias de marketing, patrocínio, estratégias de mídia social e planos de negócios.

Escuderia Tucaré. Foto: Divulgação.

A Tucaré tem se destacado nessa competição global que já abrange mais de 40 países, e é um exemplo de sucesso dessa iniciativa, realizada pela própria Fórmula 1 e gerida por diversas entidades ao redor do mundo, unindo inovação, engenharia, gestão de negócios e empreendedorismo.

O nome “Tucaré” é uma fusão dos animais tucano e jacaré, simbolizando a inteligência do primeiro e a agilidade do segundo. Desde sua criação, em 2019, durante a primeira temporada do F1 in Schools no Brasil, o time tem se destacado em torneios nacionais e internacionais, acumulando prêmios e conquistando reconhecimento.

“Existimos desde a primeira temporada. A equipe se formou a partir de uma junção de alunos do Sesi de Cuiabá e Várzea Grande, muitos dos quais já tinham contato com a competição de robótica Fisrt Lego League (FLL). Foi uma experiência muito diferente, porque, apesar de já estarmos acostumados com competições, essas modalidades são muito distintas, e aprendemos muito nessa transição”, compartilha Isabela Gaudie, aluna de Direito e ex-integrante da primeira geração Tucaré.

Isabela Gaudie foi integrante da primeira geração da Tucaré e ainda auxilia a escuderia como juíza. Foto: Arquivo pessoal.

O programa vai além da corrida em si. Os alunos precisam se organizar como uma empresa real, criando nome, logotipo, plano de negócios, buscando patrocínios e desenvolvendo estratégias de marketing. Até o momento, a escuderia já lançou seis protótipos de carros e está prestes a lançar o modelo 2024/2025.

Segundo Mara Farias, uma das técnicas do time, o apoio de patrocinadores é essencial para o desenvolvimento do projeto. “O papel deles é fundamental para o sucesso e a realização das metas estabelecidas. Este projeto educativo, que une engenharia e habilidades de gestão em um ambiente competitivo, proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolver competências técnicas e de trabalho em equipe. O apoio financeiro e logístico garante a continuidade e a expansão do projeto, além de oferecer visibilidade e reconhecimento às empresas comprometidas com a formação de futuros talentos.”

A participação dos alunos prepara para competições e para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades práticas como gestão de projetos, resolução de problemas, e uso de tecnologias relevantes.

“Vivenciar as competições trouxe um senso de responsabilidade, amadurecimento e a compreensão de que nossos esforços realmente determinam nossos resultados. Essa experiência me ensinou sobre estudo, dedicação e compromisso. Hoje, sou apaixonada pela modalidade e continuo envolvida, mas agora como juíza, avaliando o escrutínio e participando das pistas”, reflete Isabela Gaudie. No contexto do F1 in Schools, o escrutínio é a verificação detalhada dos aspectos técnicos e regulamentares dos carros de corrida em miniatura, além da análise de projetos, documentos e apresentações das equipes.

Desafios e conquistas

A equipe atual é liderada por Luiz Arthur Montanher, com Gyovanna Teixeira como Diretora de Marketing, Patrocínio e Mídias, Luísa Maria Martins como Gerente de Projeto, Emanuele dos Santos como Diretora de Responsabilidade Social e Engenheira, e Manuella Pedrotti como Engenheira Chefe. Também participam os técnicos Jessé Maia Rios, responsável pela Engenharia e Projeto Social e Mara Farias, que coordena a Gestão de Projeto e Empreendimento.

Tucaré no Festival de Robótica. Foto: Divulgação

Todos os integrantes recebem uma bolsa integral, obtida por meio de um rigoroso processo seletivo anual, exclusivo para alunos matriculados nas escolas Sesi/Senai. “Para ingressar na escuderia, o estudante deve se inscrever e passar por duas etapas. A primeira consiste em uma prova com questões de português, matemática, conhecimentos sobre o F1 in Schools e redação. A segunda etapa é uma entrevista com a equipe técnica, acompanhada da apresentação de um currículo que inclui cursos realizados,” explicou Luiz Arthur.

O seu primeiro ano, em 2019, foi desafiador, pois a competição era nova e não havia muitas referências em torneios internacionais. “Muitas coisas não se aplicavam ao Brasil. Um dos maiores desafios foi o tempo de preparação. Tivemos menos de três meses para nos preparar para uma modalidade que exige muito mais tempo. Apesar dessas dificuldades, nos dedicamos intensamente, estudamos muito e conseguimos aproveitar o torneio”, relatou Isabela Gaudie, orgulhosa da trajetória.

Naquele ano a Tucaré voltou para casa com o prêmio de Melhor Participação Feminina. Desde sua criação, a empresa tem acumulado diversas premiações, incluindo o prêmio de 2º lugar em Melhor Projeto Social este ano. A equipe também já esteve entre as melhores em categorias como Gestão de Projetos, Engenharia e Empreendimento, consolidando-se como uma das principais equipes do Brasil.

No ano passado a escuderia representou o Brasil nos Emirados Árabes Unidos, realizada em Abu Dhabi e conquistou o Prêmio Internacional Team Champion Abu Dhabi National Finals.

Troféu Internacional Team Champion Abu Dhabi National Finals. Foto: Sesi/Senai

Recentemente, no Festival de Robótica Educacional, que ocorreu entre os dias 6 e 8 de agosto, em Cuiabá, os protótipos da Tucaré foram atração especial. A empresa já inspira muitos estudantes a buscar projetos e suas escolas.

“Embora nossa modalidade não seja robótica, é fundamental participarmos para mostrar aos outros alunos que é possível alcançar grandes resultados com programas como este. Nossa escuderia já alcançou marcos significativos, e esperamos que os alunos das outras modalidades, como FLL e FTC, também consigam”, afirma o CEO Luiz Arthur.

Ele destaca que a experiência foi inesquecível: “Jamais imaginei ter uma oportunidade como essa. O processo de preparação foi desafiador, com pouco tempo disponível, mas conseguimos dar o nosso melhor e voltamos para casa com o prêmio. Não há palavra melhor para descrever essa experiência do que inesquecível.”

A experiência tem sido fundamental para a formação dos estudantes, como ressalta Isabela Gaudie. “A F1 in Schools, em especial, trouxe um senso de responsabilidade, um olhar mais maduro e a compreensão de que nossos esforços realmente determinam nossos resultados.”

Por fim, Mara convida novas empresas a se tornarem parceiras do projeto, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros líderes e engenheiros do Brasil.

“Aproveito e convido as empresas a se unirem a nós como patrocinadores, contribuindo para um projeto inovador que prepara a próxima geração de líderes e engenheiros, ao mesmo tempo em que fortalece sua imagem como apoiadores da educação e do desenvolvimento tecnológico.”

O Team Tucaré F1 in Schools é um exemplo de como a educação e a tecnologia podem caminhar juntas, criando oportunidades para jovens talentos e inspirando futuros profissionais a alcançar seus sonhos através da inovação e do trabalho em equipe.

Equipe Tucaré do Sesi Escola Mato Grosso é campeã internacional em Abu Dhabi
Milena Vilar
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.