sexta-feira,22 novembro, 2024

De colchão a aspirador, veja produtos que também entraram na era da inteligência artificial, mas você não esperava

Inovações viabilizadas pela nova tecnologia envolvendo itens do cotidiano são apresentadas na CES 2024, a maior feira de eletrônicos do mundo, nos EUA

Não basta apenas estar conectado. É preciso ter inteligência artificial (IA). A tecnologia do momento, que ganhou popularidade em sua vertente generativa, também está em vários equipamentos eletrônicos inteligentes, ainda que isso possa surpreender.

Agregar IA a produtos é a estratégia que está guiando a maior parte dos 3.500 expositores e startups na CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas, nos EUA, ao longo desta semana.

De aparelho de tradução em tempo real a colchões inteligentes, a lista de produtos inclui ainda uma infinidade de produtos do cotidiano, como laptops e lâmpadas, que ganham novas funções com a ajuda da IA.

Tradutor em tempo real

Na CES 2024, sistema de tradução em tempo real — Foto: Bruno Rosa

A startup Timekettle lança o X1 Interpreter Hub, um produto de interpretação linguística com inteligência artificial. O dispositivo, que conta com fones de ouvidos, apresenta o primeiro sistema eletrônico de tradução simultânea que pode ser usado em reuniões de negócios, chamadas de voz e salas de aula.

O produto funciona sem a necessidade de integração com smartphones ou aplicativos e quem fala não precisa esperar a tradução para uma nova frase. Ela acontece naturalmente ao longo da conversa ou discurso.

— O objetivo é usar a inteligência artificial para desenvolver soluções de comunicação para abordar casos da vida real e incentivar o envolvimento proativo em diferentes idiomas — diz Leal Tian, CEO da Timekettle.

Aspirador que diferencia piso de carpete

Inteligência artificial ganha espaço na CES 2024 com aspirador com botão especial — Foto: Bruno Rosa

A Samsung lança o aspirador robô Bespoke Jet Bot Combo que aspira e passa pano. O aparelho conta com sistema de reconhecimento de diversos objetos através de inteligência artificial para melhorar a experiência.

O produto identifica manchas e sabe, por exemplo, distinguir pisos e carpetes, aplicando a técnica de limpesa apropriada. Em seguida, ajusta automaticamente a potência de sucção e intensidade da limpeza.

Colchão que vigia o sono do dono

Empresa apresenta, na CES 2024, colchão inteligente — Foto: Bruno Rosa

A DeRucci apresenta um colchão inteligente, batizado de T11 Pro, que alerta sobre possíveis problemas de saúde. Isso é possível através de uma sistema de sensores com IA que rastreiam automaticamente a forma do corpo e as mudanças na posição de dormir, a temperatura corporal e a frequência cardíaca.

A empresa tem ainda a almofada anti-ronco, que faz o monitoramento e gera uma intervenção automática no posicionamento da cabeça para aliviar o ronco e reduzir o risco de apneia do sono, que muitas vezes pode ser um precursor de doenças graves.

— Durante o sono, são registrados indicadores como frequência cardíaca e respiração. Também são calculados os estágios do sono com avaliação da qualidade. A ideia é que os produtos entendam os usuários — explica Hua Lei, gerente geral da DeRucci.

Geladeira com IA

Geladeira com IA da Samsung reconhece objetos — Foto: Bruno Rosa

A geladeira com IA da Samsung sugere receitas com base nos alimentos que estão disponíveis, pois são identificados através de um sistema de câmeras. Neste primeiro momento podem ser reconhecidos frutas, verduras e carnes.

Lâmpada com reconhecimento facial

A Lepro Innovation também pega carona na IA, mas no setor de iluminação. A companhia usa em suas lâmpadas um processamento de linguagem natural para analisar comandos de voz do usuário, adaptando os efeitos de iluminação, através de reconhecimento facial.

O algoritmo de IA simula ainda o sistema auditivo humano, sincronizando luzes com música ou som para criar uma experiência audiovisual.

— Todas estas funcionalidades têm como objetivo proporcionar uma forma rápida e simples de obter uma experiência de iluminação personalizada que melhor atenda às suas necessidades — afirma Ivan LI, diretora de Marketing da Lepro.rnoo

Robô humanóide com inteligência artificial responde a perguntas — Foto: Bruno Rosa

Imagina um robô que olha no seu olho e responde a suas perguntas com inteligência artificial. É assim que se é surpreendido nos corredores da CES 2024. Se muita gente já se envolve emocionalmente com vozes de robôs virtuais, os que têm presença física podem ser ainda mais persuasivos.

Forno com câmera

Forno tem uma câmera em seu interior cuja imagem é transmitida no aplicativo do smartphone da Samsung — Foto: Bruno Rosa
Forno tem uma câmera em seu interior cuja imagem é transmitida no aplicativo do smartphone da Samsung — Foto: Bruno Rosa

Quer saber como está aquela comida no forno sem ter que ir lá ou abrir a porta dele? Esse forno apresentado na CES deste ano tem uma câmera em seu interior cuja imagem é transmitida no aplicativo do smartphone. Com inteligência artificial, o sistema consegue identificar quando o alimento está pronto para consumo. É possível ainda postar o vídeo gravado nas redes sociais.

Moto home inteligente da LG

LG lança moto home com inteligência artificial — Foto: Bruno Rosa
LG lança moto home com inteligência artificial — Foto: Bruno Rosa

A LG apresentou um motohome que traz diversos aparelhos conectados à internet, como TV e uma geladeira que tem sistema capaz de identificar os alimentos e ajustar a temperatura sozinha.

— A estratégia é proporcionar a melhor experiência possível, mesmo fora do lar. Além disso, para estimular o crescimento, apostamos em um protocolo aberto de IA — diz Igor Krauniski, diretor de produto da LG.

Anel inteligente ajuda na rotina

Anel inteligente ganha espaço na CES 2024 — Foto: Bruno Rosa
Anel inteligente ganha espaço na CES 2024 — Foto: Bruno Rosa

A Movano Health traz um anel inteligente para mulheres chamado Evie, que gera recomendações cotidianas com a ajuda da inteligência artificial. O produto, que tem uma pequena folga na superfície do anel e garante um ajuste confortável mesmo quando os dedos incham, conta com uma série de sensores.

Com isso, o acessório permite sugerir recomendações de exercícios e atividades com base na experiência do dia a dia, gerando mensagens como: “Percebemos que seu humor melhora quando você dá 1.000 passos a mais do que a média” ou “Seu sono pode ser interrompido durante esta fase do seu ciclo menstrual devido a uma queda na progesterona”.

Robô com análise de choro de bebês

Zoundream usa IA para ajudar os pais a entender o motivo dos choro dos bebês — Foto: Divulgação
Zoundream usa IA para ajudar os pais a entender o motivo dos choro dos bebês — Foto: Divulgação

Já a startup Zoundream usa IA para turbinar as velhas babás eletrônicas e ajudar os pais a entenderem melhor o motivo dos choro dos bebês. Batizada de Maxi Cosi See Pro, essa babá eletrônica inteligente conta com tecnologia que ajuda a traduzir o choro a partir de um banco de dados feito em parceria com hospitais nos Estados Unidos e da Europa.

Assim, ajuda a detectar de forma precoce possíveis distúrbios de desenvolvimento e patologias infantis analisando os repetidos choros dos pequenos.

Óculos que examina

MachineMD tem óculos de realidade virtual que, através de IA, analisa os movimentos oculares — Foto: Divulgação
MachineMD tem óculos de realidade virtual que, através de IA, analisa os movimentos oculares — Foto: Divulgação

A MachineMD desenvolveu um óculos de realidade virtual que, através de IA, analisa os movimentos oculares e pupilares para medir a função cerebral de uma pessoa. É uma forma de detectar distúrbios neurológicos, incluindo tumores cerebrais, esclerose múltipla e Parkinson.

Fonte: O Globo

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados