Com a presença de cachorro-robô, drone e óculos de realidade aumentada, o RS Innovation Agro é um dos destaques da 45ª edição da Expointer. O espaço inédito na feira visa criar ambiente para compartilhamento, debate e divulgação de soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio. A iniciativa é da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado.

— Esse espaço traz o presente e o futuro do agronegócio. A tecnologia evolui muito rápido. Nós temos de trazer a inovação para dentro do agro — afirmou o presidente da Febrac, João Wolf.

O local, que fica dentro da casa da Febrac no parque, conta com a exposição de 68 startups, 10 empresas, nove hubs e a participação de cerca de cem palestrantes. A estrutura também será palco de pitchs, espécie de disputa entre startups que pretendem apresentar seus negócios a investidores.

Logo na entrada do espaço, os visitantes dão de cara com um robô de autoatendimento e com um drone de pulverização, que chama atenção pelo tamanho, maior do que os tradicionais.

Mas uma das principais atrações do local é um cachorro-robô. Produzido pela Futuremedia, o dispositivo de quatro patas circulava com seus 17 quilos pelo ambiente do RS Innovation Agro, despertando a curiosidade de crianças e adultos. Com passada marcada por som seco e que lembra vagamente a batida dos cascos de um cavalo, o cão-robô parava o trânsito de pessoas por onde passava e virava alvo de câmeras de celulares e de expressões surpresas de parte dos visitantes.

Técnico da empresa e responsável pela operação do robô na feira, Natan Santos afirma que a principal aplicação do produto é no auxílio a deficientes visuais. No entanto, ele destaca que a tecnologia abre caminho para uma série de serviços, principalmente os que podem ser realizados de forma remota, pois o produto conta com diversas câmeras. Santos afirma que o animal formado por peças e circuitos já recebeu um apelido bem gauchesco na feira:

— Estão chamando ele de cusco tech.

O cão-robô recebeu o apelido de "cusco tech" na Expointer
Técnico da Futuremedia afirma que a principal aplicação do cão-robô é no auxílio a deficientes visuais

Outro estande com destaque dentro do espaço é o do Instituto Eldorado. A entidade atua na área pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de software, hardware, testes e ensaios. De acordo com a necessidade do cliente, a companhia desenvolve produtos para melhorar determinado serviço.

Para exemplificar alguma dessas possíveis aplicações, a organização levou óculos de realidade aumentada. Um desses equipamentos leva o usuário para um tour por uma fazenda virtual. Já o outro item permite abrir uma espécie de central virtual, que pode ser utilizada durante o reparo de uma máquina no campo. A consultora de Novos Negócios da Eldorado, Josiany Ribeiro Ketzer, afirma que o uso dessa ferramenta poupa o uso de itens físicos e o tempo dos técnicos, além de ser um instrumento de ensino.

—  Isso pode ser replicado em qualquer maquinário, seja no campo ou dentro de um ambiente fechado. E uma das principais intenções é ajudar nos treinamentos.

Óculos de realidade aumentada podem auxiliar o trabalho de técnicos em reparos de máquinas agrícolas

Josiany destaca que a empresa não produz esses itens, que são apenas amostras das soluções que o instituto pode desenvolver para potenciais clientes.

A Skydrones também marca presença no RS Innovation Agro. Logo na entrada do espaço de inovação, um dos drones pulverizadores da empresa recepciona os visitantes. Diretor da Skydrones, Ulf Bogdawa afirma que o uso do equipamento no campo promove economia de produtos e otimização da aplicação:

— Ao invés de pulverizar a totalidade da área, a gente utiliza tecnologias para localizar os pontos que realmente necessitam dos produtos e aplica somente nesses locais. Podemos fazer a área total, mas o grande lance é a agricultura de precisão.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, afirma que a Expointer sempre foi um palco de inovação e tecnologia. Agora, esse novo espaço centraliza todas essas informações e produtos, segundo o chefe da pasta.

— Temos várias startups ligadas ao agronegócio mostrando o seu serviço e, principalmente uma forma de aproximar a academia e todo o setor de inovação do agro em um único local, apresentando nossos gargalos, nossas novidades e os anseios, trazendo esse polo tecnológico definitivamente para dentro do agro.

O RS Innovation Agro será realizado durante todos os dias da Expointer, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro. O presidente da Febrac destacou que o espaço será itinerante, com realização em outras feiras rurais no Estado.

Fonte: GZH Campo e Lavoura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui