Empresas e instituições educacionais estão oferecendo cursos gratuitos com formações em diversas áreas, desde informática até games. Algumas iniciativas buscam capacitar grupos sub-representados no mercado tecnológico, como pessoas pretas, com deficiência (PcD) e LGBTQIAP+.
O Colégio Engenheiro Salvador Arena está com 80 vagas abertas, sendo que a metade está destinada para pessoas com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já o Eu Capacito está oferecendo formação exclusiva para pessoas em situação de desemprego.
Colégio Engenheiro Salvador Arena
O Colégio Engenheiro Salvador Arena está com 80 vagas gratuitas para os cursos técnicos em Mecânica e Informática. Os cursos são direcionados a candidatos que já terminaram o Ensino Médio, mas que ainda não possuem curso superior completo, e ocorrem ao longo de três semestres letivos, na modalidade presencial durante o período noturno.
Metade das vagas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Quem tiver o perfil para esta modalidade ainda pode solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 17 de abril pelo site do programa. A outra metade é oferecida para candidatos de todas as faixas de renda.
A instituição ainda ressalta que, independente da renda familiar, a formação é 100% gratuita. Os interessados podem se inscrever pelo site da Vunesp até o dia 18 de maio.
Escola Kóru
Visando tornar o mercado tecnológico mais diverso, a Escola Kóru oferece bolsas de até 100% para capacitação em Engenharia de Dados e Desenvolvimento de Software. As bolsas integrais são destinadas para mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas sem emprego formal. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Escola Kóru.
DIO + iFood
O iFood, em parceria com a edtech DIO, está oferecendo 5 mil bolsas de estudo gratuitas através da plataforma Potência Tech. O bootcamp “Potência Tech Angular Developer – Powered by iFood”, possui 75 horas de experiências educacionais em Angular, destinado para pessoas sem experiência, e oferece a iniciação ao pensamento computacional e os primeiros passos na programação em Angular, CSS, HTML e Javascript.
O programa é aberto para todas as pessoas que se interessarem, mas tem foco em alcançar grupos sub-representados e de baixa renda, visando potencializar o aprendizado e facilitar a conexão dos candidatos ao mercado de trabalho. Os interessados podem se cadastrar pela plataforma da DIO.
Mercado Livre + Mercado Pago
O Mercado Livre e Mercado Pago se uniram para lançar um curso voltado a empreendedores negros no Brasil. O curso “Empreendedorismo Digital” tem as inscrições abertas ao longo de todo ano e é oferecido de maneira 100% gratuita e online. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site do curso.
Eu Capacito
O Eu Capacito, em parceria com a Escola Superior de Redes (ESR), está oferecendo 30 bolsas de estudo para o curso de Gestão Ágil de Projetos.
Para participar, os candidatos devem cumprir os seguintes pré-requisitos: ter mais de 18 anos; estar desempregado; ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública; renda mensal familiar de até 6 salários-mínimos; possuir acesso à internet e a um computador, além de interesse e disponibilidade para realizar o curso.
Candidatos de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 15 de abril, através do site da Eu Capacito.
Escola Criar Jogos
A Escola Criar Jogos está com vagas abertas para o curso que visa capacitar aprendizes em programação de games para atuar no mercado de trabalho. A formação é destinada a alunos da rede pública e demais interessados na faixa etária de 12 anos a 29 anos.
As inscrições podem ser realizadas até 10 de abril, através do site da Escola Criar Jogos.
Fonte: Canal Tech