sexta-feira,22 novembro, 2024

Curso Selo Connected Smart Cities ensina boas práticas para o desenvolvimento de cidades Inteligentes

O curso foi realizado nos formatos presencial e online e foi acompanhado por mais de mil e quinhentos participantes.

Buscar caminhos favoráveis para o melhor futuro das cidades é o principal desafio contemporâneo de gestores públicos e privados. Para a contextualização desse cenário, discussão de conceitos e apresentação de propostas para a transformação dos espaços urbanos, a Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, criou o Selo Connected Smart Cities.

Com o objetivo de elucidar conceitos e apresentar as dimensões necessárias para a concepção de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis, na última semana, entre os dias 27 e 28 de setembro, os idealizadores do Selo CSC promoveram o Workshop Selo Connected Smart Cities de Boas Práticas para a Transformação de Cidades Inteligentes.

O curso contou com especialistas do setor de Cidades Inteligentes:  Iara Negreiros, sócia da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e professora de Pós-graduação da Facens e participante da ABNT/CEE-268; Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios do CSC; e Vitor Amuri Antunes, diretor de Projetos na SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, consultoria especializada no movimento das Cidades Inteligentes.

A iniciativa foi realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), em São Paulo, parceiro da iniciativa, e abrangeu também o módulo de transmissão online. No total, foram contabilizadas mais de 1.600 visualizações do curso.

Principais temas discutidos

O curso foi dividido em dois dias e abordou tópicos, como: conceito, transformações e a evolução da concepção de cidade inteligente no âmbito brasileiro; propósitos e resultados de estudos de práticas e tendências em smart cities, como o Ranking Smart Cities; sistemas de planejamento e gestão de smart cities, com destaque para estudos de casos.

Além de esclarecer aspectos envolvendo práticas de governança de cidades inteligentes, como programas e parcerias público-privadas, indicadores de mensuração de dados, ambientes de inovação, necessidade de planos estruturados para a transformação das cidades, entre outros. 

Repercussão do curso Selo CSC 

O Curso Selo Connected Smart Cities contou com a participação de diversos atores do setor público e privado. “Nossa equipe se surpreendeu com a qualidade técnica do Curso Selo Connected Smart Cities! Além de nos aprofundarmos sobre a metodologia e os requisitos empregados na avaliação, conseguimos compreender, de maneira crítica, as atuais discussões que permeiam a agenda de Cidades Inteligentes e de Governança de Tecnologia da Informação.” destacou Clara Martins, gerente de Estudos, Indicadores e Gestão da Informação da Prefeitura do Município de Osasco (SP), que participou do curso presencialmente.

“As organizações e os especialistas envolvidos possuem muita clareza sobre a pluralidade e diversidade dos municípios brasileiros e de como o setor público pode utilizar de indicadores, boas práticas e recomendações para orientar ações que coloquem a melhoria da qualidade de vida de sua população como objetivo principal”, complementou Clara.

Para Rosana Motta, arquiteta da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), a experiência foi de grande relevância para conhecimento e aprendizado sob diversos aspectos, tendo elencado sete pontos que foram proporcionados pelo curso do Selo CSC:

“1 – Incentivo e aprimoramento dos estudos sobre as cidades inteligentes; 2 – ampliação dos espaços de interlocução na cidade do Rio de Janeiro acerca do tema; 3 – possibilidade de disseminar as informações recebidas através de cursos que estou ministrando na Prefeitura do Rio – Fundação João Goulart; 4. Inspirar a realização de artigos de minha autoria para publicação no data.rio, Revista de Gestão Pública da Prefeitura do Rio, entre outros meios de comunicação.”

“5 – Disseminar as informações ofertadas no curso inédito, que criei recentemente, para a Fundação Getúlio Vargas e que irá ao ar ainda este ano – Smart Cities e Gestão Participativa; 6 – impulsionar ações, planos e projetos que estejam alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e todos os conceitos e legislações vigentes acerca do tema; 7) Impulsionar a criação de uma Coordenadoria de Cidades Inteligentes na Fundação João Goulart (meu propósito).”

2ª edição do Selo CSC premia 40 cidades nacionais

Neste ano, o Selo Connected Smart Cities premiou 40 cidades participantes em 4 níveis de avaliação: aspiracional, bronze, prata e ouro, conforme os estágios e a quantidade de iniciativas realizadas ou em planejamento. Confira os resultados na íntegra aqui.

A premiação foi realizada durante o Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O CSCM 2023 recebeu 5.118 participantes e promoveu uma discussão de conteúdo relevante, além da integração entre os principais protagonistas dos ecossistemas de cidades inteligentes, mobilidade urbana e transporte aéreo.

Sobre o Selo Connected Smart Cities

A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes desenvolveu mais uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes: o Selo Connected Smart Cities. Este Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

Para saber mais sobre as iniciativas do Selo Connected Smart Cities, e ter apoio no desenvolvimento nos planos apresentados, além de sistemas de gestão de indicadores e elaboração de planos de cidades inteligentes, conte com a experiência do Connected Smart Cities.

 Por: MARCO MURILO OLIVEIRA

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados