Entrega dos certificados ocorreu nesta quarta-feira (18.12)
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou cerimônia para entregar 54 certificados de conclusão do curso de piloto de drones, na noite de quarta-feira (18.12), na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Cuiabá, local onde o curso foi ministrado de forma gratuita.
A capacitação foi oferecida para uma turma de 60 alunos. Com a duração de 40 horas por 6 semanas, o curso foi encerrado com 54 estudantes formados. O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, apontou a baixa taxa de evasão.
“Essa é uma área que, atualmente, está muito aquecida, principalmente no agronegócio, mas também em várias outras atividades como auditoria de obras públicas e monitoramento. É um mercado forte, mas com poucos profissionais ainda. Então, este grupo formado vai atender essa demanda e com certeza terá muito sucesso no exercício da profissão”, explicou Dimorvan.
O professor do curso e piloto de drones, Luiz Antônio Borges, afirmou que as aulas representam mais do que uma capacitação. “Ele significa a democratização do acesso à tecnologia, a valorização da educação e o investimento em nosso futuro. E este futuro está em boas mãos com estes alunos preparados para alcançar voos cada vez mais altos”, destacou.
Manoela Dias, uma das certificadas pelo curso, se deslocava toda semana, com outros 3 colegas, do município de Campo Verde para participar da formação. Para ela, o curso foi bem dinâmico por explorar a teoria e prática durante as aulas.
“Valeu muito a pena. É um mercado promissor, por isso já penso em fazer outros cursos e passar o conhecimento para frente. E como sou agrônoma, vai me ajudar muito na parte de coleta de imagens”, completa Manoela.
O curso foi realizado em parceria da Seciteci com Instituto Brasil e Center Nove Tecnologia e Informática através de apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Participaram da solenidade de entrega de certificados o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim; o diretor da ETEC de Cuiabá, Mauricio Dias; o CEO da Center Nove Tecnologia e Informática, Marcelo Souza Costa da Silva; Wanderson Magalhães Farias, representado na ocasião o Instituto Brasil; e o professor do curso de drones, Luiz Antônio Borges.
Gabriel Vieira* | Seciteci