Em Ubá, na zona da mata, uma capacitação para diagnóstico e preservação de nascentes de água, promovida pelo Sindicato de Produtores Rurais reuniu participantes que são beneficiários do programa “Águas de Ubá” que, esse ano, realizou pagamentos por serviços ambientais (PSA) de quase 160 mil reais.
11 pessoas participaram do curso de Formação Profissional Rural, que abordou temas como o ciclo hidrológico, o conceito de nascentes, diagnóstico de microbacia e das nascentes, informações sobre normas ambientais, delimitação de área de preservação permanente (APP), marcação de pontos de nível, plantio de mudas, planejamento e organização de dados, além de aspectos pessoais, como o trabalho de autoestima, saúde e segurança do trabalhador rural.
O agente de desenvolvimento rural do Sindicato de Produtores Rurais de Ubá, Everton Gonçalves, disse que esse curso reforça o ânimo dos moradores da cidade, aumentando a relevância do tema da preservação e conservação dos recursos naturais.
“o curso deu a esses produtores a capacidade de visualizar a importância das nascentes em sua propriedade e suas potencialidades, trazendo uma conscientização da preservação e uso de recursos hídricos além da legislação vigente”, concluiu.
Para saber mais sobre cursos, capacitações e assistência técnica e gerencial promovidas pelo Sistema Faemg Senar, acesse faemg.org.br.
Fonte: FAEMG