Nesta quarta-feira (8), Curitiba, capital do Paraná, foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona. A honraria é considerada uma das principais do mundo nas áreas de inovação e cidades inteligentes.
“A Prefeitura de Curitiba tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, reforçou o prefeito Rafael Greca.
São avaliados quesitos como políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização.A capital paranaense foi a vencedora da categoria Cidades, em que concorreu contra Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido).
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, destacou o ecossistema de inovação da capital e do estado do Paraná: “O Paraná é destaque nacional e internacional com cidades inteligentes, com diversos municípios e ecossistemas de inovação sendo premiados. Isso é fruto de um trabalho em conjunto, dos governos municipais e estadual, juntamente com o setor produtivo e sociedade civil”.
Neste ano, o Paraná também foi eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities.
Texto: Isadora Aires