Houve um tempo em que, de forma cultural, a ideia de se arrumar e estar apresentável se tornou algo fútil, desnecessário e até mesmo sem importância para um fechamento de negócio, vendas, comunicação nas redes, afinal, o que importa mesmo é o conteúdo, não é? 

Sim o conteúdo é importante, mas, sozinho ele não vende e assim vice e versa. É uma soma. A imagem aparente, externa complementa com a interna, com as suas habilidades, experiência e eficácia. 

E isso se explica muito pelo fato de que viramos as costas para a beleza e nos tornamos utilitaristas, sem levar mais em conta a beleza das construções, dos ambientes, das apresentações e inclusive da imagem pessoal. (Sugiro aqui que assistam o documentário de Sr. Roger Scruton – Why Beauty Matters).

Uma arquiteta, por exemplo, pode fazer projetos maravilhosos, mas se ela não comunicar isso na sua imagem, pelas peças de roupa, acessórios, postura, fala, linguagem corporal, acabamento, texturas, formas e símbolos, cabelo, rosto, pode tornar o caminho mais difícil e não gerar credibilidade, empatia, confiança e eficácia do seu trabalho para o seu cliente.

Então por onde começar? 

Antes de tudo eu preciso te dizer que existe uma solução.

Atendi muitos profissionais nos últimos anos e cheguei a uma fórmula bem simples de aplicar. Fique à vontade para anotar. 

Qual é a sua persona e seu público-alvo? Isso é importante sim para estar adequada e conseguir atrair de forma eficaz. Saiba qual faixa de idade, lugares que frequenta, estilo de roupas, isso irá gerar empatia e atração.

Qual a sua profissão? Dizer isso através da imagem também é importante, se eu sou uma advogada por exemplo, não convém que em ambiente de trabalho vá de tênis, t-shirt e calça jeans. Mas se eu for uma social mídia, talvez esse look encaixe melhor na minha realidade.

Autoralidade, sim isso é importante na hora de se vestir, não perder sua identidade, seu estilo pessoal. Ele não precisa ser 100% do seu look, até porque existem os itens anteriores que falei que entram na adequação, mas é possível sim, através dos detalhes quando o ambiente for mais formal por exemplo, seja num brinco, num colar, anel, cinto, ponto de cor, bolsa. 

Já se o meu ambiente for mais informal, eu posso colocar mais algumas informações como combinações de cores desde que, não fique informal ao extremo e eu perca minha credibilidade. Para isso, opte por peças com bom acabamento, caimento, combinações de cores como a monocromia, análogas, harmonia entre acessórios e roupas, tendo algo ligando-os, sapatos fechados sempre são mais formais que sapatos abertos, bolsa estruturada. Enfim, você irá mesclar, pois como já disse a imagem é uma soma!

Mas além disso tudo que falei, lembre-se que é essencial que você primeiro entenda que é importante, que tem impacto sim para o seu cliente, afinal ele compra uma maçã que esteja bonita e não podre por fora, certo? 

Sempre vamos optar por aquilo que é belo, é da nossa natureza e isso pode falar muito do trabalho que você irá entregar, então aprenda a ser estratégico e utilize desse meio ao seu favor. 

Esteja sempre bem apresentado e conquiste seu cliente também pela fachada!

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