Em alta, a IA gera inúmeros benefícios para as empresas, no entanto, a euforia em relação a tecnologia pode prejudicar investimentos e o foco em negócios

A inteligência artificial segue como uma tecnologia que vem gerando debates e reflexões em diversas empresas e segmentos. De acordo com a McKinsey, na América do Sul, 63% dos entrevistados, entre executivos de tecnologia no Brasil, acreditam que a IA será uma tecnologia fundamental para atingir os objetivos das organizações nos próximos três anos.

No entanto, apesar do interesse, sobretudo na IA generativa, vale ficar atento a alguns mitos relacionados e não perder o foco. Segundo Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil, é importante não perder o foco. “A IA, por mais importante que seja, não pode se tornar um motivo de ansiedade para o CTO que já possui inúmeras demandas.”

Rubens Daniel Junior , Head of Business Innovation da Getronics, aponta, a pedido da Forbes Brasil, quatro mitos que devem ser derrubados na hora de manter o foco em investir de forma precisa em inteligência artificial.

1. Invista em uma inteligência artificial e ela resolverá seus problemas


“A IA não é uma solução mágica que pode ser comprada e implantada sem esforço. Implementar IA de maneira eficaz requer uma compreensão clara dos problemas que a empresa está enfrentando, a qualidade dos dados disponíveis e como a IA será integrada aos processos existentes. Sem essa preparação, a IA pode não gerar os resultados esperados e até criar novos problemas. Além disso, a IA precisa ser ajustada e treinada continuamente para se adaptar às mudanças no ambiente de negócios e nas necessidades da empresa.”

2. Todo mundo precisa de uma estratégia de IA ou de um Chief AI Officer

“Nem todas as empresas precisam de uma estratégia de IA abrangente ou de um executivo para liderar todas as iniciativas. A adoção de IA pode começar com pequenos projetos específicos, como automação de processos repetitivos ou análise de dados de clientes, sem a necessidade de uma estratégia corporativa completa ou de um executivo dedicado. A necessidade de um líder corporativo geralmente surge em empresas onde a IA é uma parte central da estratégia de negócios e requer uma liderança dedicada.”

3. Invista pesado nas principais tecnologias de IA


“Investimento alto (pesado) em tecnologias de IA não garantem o sucesso da iniciativa ou projeto. O mais importante é a empresa ter bem definido como será sua implementação e qual seus alinhamentos com os objetivos de negócios.As empresas devem adotar uma abordagem estratégica ao investir em IA focando nas tecnologias que melhor atendem às suas necessidades e que podem ser implementadas de forma eficaz, focando sempre nas que podem trazer o maior valor para seus negócios. Muitas vezes, soluções mais simples e já estabelecidas podem ser mais adequadas e proporcionar um ROI melhor.”

4. Apenas grandes empresas podem utilizar IA


“A democratização da tecnologia de IA nos últimos anos significa que empresas de todos os tamanhos podem acessar e implementar IA. Muitas das soluções disponíveis, oferecem soluções escaláveis e acessíveis que permitem que pequenas e médias empresas (PMEs) implementem IA sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura ou expertise técnica. Hoje, muitas PMEs estão usando IA para melhorar suas operações, desde automação de processos até marketing e atendimento ao cliente. Ferramentas no-code e low-code permitem que empresas sem equipes técnicas avançadas implementem suas soluções. A IA não é mais uma tecnologia exclusiva para grandes empresas, sendo uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de qualquer tamanho para ganhar vantagem competitiva.”

Fonte: Forbes