O avanço da tecnologia é um assunto muito comentado nas últimas décadas e o seu impacto no nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais comum. A inteligência artificial já está sendo utilizada para a melhoria de diversos serviços e produtos, e não é diferente no mundo dos cosméticos.
Pensar em incluir a alta tecnologia na nossa vida pode parecer assustador, por isso é importante definirmos alguns termos. Inteligência é a habilidade de aprender e resolver problemas, e a inteligência artificial dispõe de uma lógica ensinada pelos profissionais envolvidos e alimentada através de um banco de dados, que a permite solucionar problemas e garantir tomadas de decisão precisas.
No desenvolvimento de cosméticos, profissionais de diversas áreas estão envolvidos na criação dessas soluções: formuladores, cientistas de dados e prescritores se unem para desenvolver a inteligência artificial que facilita as escolhas do consumidor de cosméticos.
Falando no consumidor, como isso pode nos beneficiar?
Imagina que você mora numa cidade onde tem presente as diferenças de temperatura e umidade das quatro estações do ano. No verão você sente sua pele mais oleosa, pela umidade e temperatura, mas no inverno a pele já fica mais seca, chega a repuxar depois do banho quente.
Já passou por isso?
Agora reflita: consigo sozinho definir o que minha pele precisa quando essas alterações acontecem? Consigo identificar que cosmético preciso para cada fase da minha vida? Se você não é um expert em formulação, dificilmente sua resposta será positiva. Por isso a inteligência artificial pode ser uma aliada na personalização de cosméticos.
Fora do Brasil, empresas como a Curology, Proven e Your nos EUA, a Noie na Europa e a Hotaru no Japão já estão consolidadas nesse ramo.
Isso já é uma realidade também em Santa Catarina. A Ritualiza é uma startup de Florianópolis que conta com profissionais de ponta nas áreas de cosméticos e inteligência artificial.
Estas empresas fabricam cosméticos específicos para a sua pele. Não confunda com recomendação de produtos que já existem. A personalização vai descobrir o que sua pele precisa e formular especificamente e exclusivamente para você.
Fonte: SCC 10