Assistente virtual estará disponível no Windows 11, com recursos que poderão ser utilizados em aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21), durante um evento em Nova York, que o seu novo assistente virtual, com tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa — o Microsoft Copilot — deve ser lançado na próxima terça-feira (26).
A ferramenta estará disponível no novo Windows 11, cuja atualização será lançada no mesmo dia, e nos navegadores Edge e Bing. Para empresas, a previsão é de que o Copilot seja disponibilizado em 1º de novembro.
“O Copilot incorporará exclusivamente o contexto e a inteligência da web, seus dados de trabalho e o que você está fazendo no momento em seu PC para fornecer uma melhor assistência — com sua privacidade e segurança em primeiro plano”, informa o comunicado divulgado pela Microsoft.
O objetivo do assistente virtual, de acordo com a empresa, é tornar mais simples as tarefas diárias, com recursos que poderão ser utilizados em aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.
Algumas das ações que poderão ser executadas pela IA são:
- Alternar o modo de cor;
- Preparar playlists personalizadas;
- Organizar a área de trabalho;
- Resumir páginas na web.
A promessa é de que o Copilot será capaz de responder, criar ou realizar ações sob comandos do usuário em linguagem natural.
O acesso à ferramenta será feito por meio da barra de tarefas ou do atalho Win+C. Segundo a empresa, a licença mensal do Microsoft 365 Copilot vai custar 30 dólares por usuário (cerca de R$ 148,00, na cotação atual)
Outros aplicativos da Microsoft, como o Paint e o Fotos, também foram aprimorados com inteligência artificial. No Fotos, por exemplo, será possível destacar um objeto e desfocar o plano de fundo em um único clique.
Windows 11
A versão 22H2 do Windows 11, que começará a ser disponibilizada no próximo dia 26, deve trazer mais de 150 novos recursos, de acordo com a Microsoft.
A atualização “é uma das mais ambiciosas até agora, trazendo o poder do Copilot e novas experiências alimentadas por IA para aplicativos como Paint, Fotos, Clipchamp e muito mais diretamente para o seu PC com Windows”, disse o comunicado.
Texto: Renata Souza/ CNN