A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), convida a comunidade do IFMT a contribuir para arrecadação, neste mês de dezembro, de produtos de higiene (sabonete, pasta de dente, escova de dente, sabão em barra, papel higiênico, fraldas), alimentos (arroz, feijão, trigo, óleo, macarrão, extrato de tomate, tempero completo), brinquedos e roupas para homens, mulheres e crianças, que serão doados para o Centro de Pastoral para Migrantes (CPM).
Os itens podem ser entregues na Reitoria do IFMT, há uma caixa disponível para arrecadação na recepção.
A coordenadora de Ações Sociais do Centro Pastoral, Rosalina Rosa Rodrigues, conta que no final de ano muitas famílias vêm em busca de ajuda para fazer uma refeição nas festas e nem sempre eles conseguem auxiliar. “Todos esses itens seriam de grande valor para a casa”, destaca.
Os atendimentos realizados na casa Pastoral são: acolhida, abrigo, encaminhamento aos serviços de políticas públicas, emissão e regularização de documentação, cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho. Atualmente a casa está com 72 migrantes abrigados, com famílias e crianças, haitianos e venezuelanos em sua maioria.
Centro de Pastoral para Migrantes
Localizado na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, 2785, bairro Novo Mato Grosso, Cuiabá/MT, foi fundado em 17 de agosto de 1980, e desde então é uma casa de acolhida e apoio a migrantes que passam por Cuiabá em busca de alternativas para sua sobrevivência. A casa é dirigida por Missionários Scalabrinianos.
O Centro de Pastoral para Migrantes além de dar atendimento aos migrantes na sede, preocupa-se com a realidade da Mobilidade Humana existente em Cuiabá e região, agindo como centro propulsor na defesa e garantia dos direitos e valores do migrante, no resgate da cultura e costumes e no fortalecimento da cidadania.
Os migrantes buscam abrigo provisório no CPM para seguirem suas jornadas, ou na busca por trabalho, ou de retorno às suas terras de origem. O CPM, além de acolher esses migrantes – originários de outros estados do Brasil -, também passou a ser um centro propulsor de defesa dos direitos humanos.
Frente ao número crescente de migrantes que buscam Mato Grosso como local de trabalho e moradia, e a própria missão institucional do CPM, tal situação faz com que esta seja a única instituição na cidade de Cuiabá e até mesmo no estado, especializada no atendimento, referenciamento e contrarreferenciamento deste público para outros serviços, conforme suas demandas.
Por Reitoria