sexta-feira,22 novembro, 2024

Conheça o Onovolab, hub de inovação do interior paulista que reúne 172 empresas e 300 mil usuários online

Em São Carlos, interior de São Paulo, uma fábrica abandonada de 21 mil m² que era uma espécie de cracolândia se transformou em um espaço que fomenta inovação e empreendedorismo. Foi em fevereiro de 2018 que os fundadores Leandro Palmieri e Anderson Criativo decidiram investir naquele galpão para instalar um hub de inovação, que nasceu com a proposta de ser democrático.

Antes de encontrar o lugar ideal, os dois fundadores haviam percorrido cerca de 40 espaços na capital, mas sempre tropeçavam em problemas de mobilidade urbana, que impediam o local de ser realmente acessível. “Em maio de 2017, fomos a uma reunião com uma startup em São Carlos, e um empreendedor nos levou para conhecer o ecossistema da região. Ficamos impressionados e pensamos: por que não aqui?”, contou Leandro Palmieri.

Depois de visitas e pesquisas, chegaram à conclusão de que a cidade realmente prometia, com seu abundante capital intelectual: 30 mil estudantes universitários e a maior concentração de PhDs do Brasil. O problema é que boa parte desses profissionais deixava a região assim que concluía o curso. “Aí nós pensamos, por que não ajudar a cidade a reter talentos? Dentro do hub, criamos uma ferramenta para atrair empresas de tech que pudessem abraçar essa mão-de-obra”, diz Palmieri.

Na época, os fundadores estavam endividados, mas uma corretora de imóveis confiou no projeto e os deixou ocupar o galpão. Além disso, receberam o apoio de duas empresas, Elo e Roche Farmacêutica. Nascia o Onovolab, hub independente – sem conexão direta com nenhuma empresa ou universidade – que começou com 700 m² e hoje ocupa 21 mil m².

Atualmente, 1.000 profissionais de 72 empresas trabalham no espaço, pagando uma mensalidade de R$ 199. Com o sucesso do primeiro hub, os fundadores apostaram na expansão da proposta, abrindo espaços em Indaiatuba (1.000 m²), Ribeirão Preto (4 mil m²) e, mais recentemente, em Araraquara (700 m²).

Somando as quatro operações, são 178 empresas atuando dentro do Onovolab. Além disso, há uma plataforma virtual chamada Onovators, com 300 mil usuários. Nela, é possível acessar boa parte dos conteúdos do hub. Todas as startups podem fazer uso do marketplace, que conecta fundadores e grandes empresas.

Os planos incluem expandir para Bauru, Rio Preto, Sorocaba e Campinas. “Quem sabe no futuro podemos ter uma presença também na capital. E, com essa rede de hubs, posicionar o Estado como referência global de inovação”, diz Palmieri.

Onovolab

  • Data de fundação do Hub: 1º de fevereiro de 2018
  • Fundadores: Leandro Palmieri e Anderson Criativo
  • Número de empresas: 178 nas quatro operações (72 apenas em São Carlos)
Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados