Equipado com soprador de ar, sensores e autonomia de operação, o robô já é usado por equipes de resgate na China

A Unitree apresentou uma versão modificada do seu robô quadrúpede B2, voltada para o combate a incêndios.

Projetado para atuar em ambientes extremos, o robô pode ser equipado com diversos módulos específicos, como sensores LiDAR, câmeras para transmissão ao vivo, braços robóticos e um potente canhão de água com alcance de até 60 metros e vazão de 40 litros por segundo.

O modelo também conta com um sistema de sprinklers que resfria seu corpo durante as operações, além de ser resistente à água e poeira. Uma mangueira conectada à parte traseira pode ser desacoplada automaticamente, permitindo que o robô continue executando outras tarefas.

O módulo de mangueira do cão robô tem uma alta vazão de 40 litros por segundo e um alcance de 60 metros – Imagem: Unitree

Mais especificações

  • Entre os módulos adicionais está um soprador de ar, projetado para apagar incêndios florestais com mais segurança ao interromper a propagação das chamas.
  • O desempenho das articulações foi aumentado em 170% em comparação ao modelo padrão, permitindo que o robô supere obstáculos de até 40 cm e suba em escadas com inclinação de 45 graus.
  • Com sistema de bateria hot-swap, ele pode operar por longos períodos sem comprometer sua vedação.

Valores ainda sem definição

O robô já participou de diversos testes e demonstrações, e duas unidades foram recentemente integradas à equipe de apoio ao resgate e combate a incêndios de Qingdao, na China. As versões comerciais já estão disponíveis, mas ainda sem preços divulgados.

As articulações do quadrúpede de resgate de incêndio foram melhoradas para lidar com escadas de 45 graus e alturas de degraus de até 40 cm – Imagem: Unitree

PorLeandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi