E-bike francesa usa IA para entregar a potência correta ao ciclista conforme o terreno e o estilo de pilotagem

As bicicletas elétricas atuais já são mais que apenas bikes comuns com motores acoplados. Algumas fabricantes já apostam também no uso de novas tecnologias para atrair compradores.

Este é o caso de uma nova e-bike francesa alimentada por inteligência artificial (IA), a última tendência em diversos setores da indústria.

Como é a e-bike com IA

  • O veículo foi criado pela startup francesa Eclair para deslocamento urbano e recebeu o mesmo nome da empresa.
  • Basicamente, a e-bike usa a tecnologia para aprender hábitos do ciclista e ajustar o grau de assistência da propulsão elétrico de forma automática.
  • A inteligência artificial fornece o nível de potência correta conforme o estilo de pilotagem do ciclista, o que normalmente precisa ser feito manualmente em outras bikes (seja por botões físicos ou aplicativos).

A Eclair diz que o sistema de IA, o eBikeOS, aprende com base nos hábitos do ciclista e, como tal, fornece assistência adaptada também conforme o terreno percorrido e outros parâmetros. 

Como prevê o que o condutor precisa em tempo real, não há necessidade de fazer nenhum ajuste extra ou alterar entre diferentes modos de condução, diz a empresa.

Ao dar partida, por exemplo, a bike libera todo o potencial do motor para diminuir o esforço nas saídas. Em descidas, ela adaptará o envio de potência para preservar a carga na bateria.

Tudo isso foi possível graças a uma parceria da startup com a eBikeLabs, a responsável pelo sistema alimentado por IA utilizado no veículo. 

Apesar de inovadora, a e-bike está em fase de desenvolvimento. Mais detalhes sobre especificações, recursos e preço serão divulgados nas próximas semanas, segundo o CleanRider.

Texto: Gabriel Sérvio