Campo Grande vai sediar na próxima semana o primeiro Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. O encontro estadual de tecnologia será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório do CREA/MS, dentro da programação alusiva ao aniversário de 123 anos da Capital. Serão dois dias de intensa programação sobre as tecnologias voltadas para melhorar a eficiência dos serviços públicos nas cidades de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, que será aberto para prefeitos, servidores públicos, iniciativa privada, além de acadêmicos e especialistas em tecnologia, serão abordados temas como Eficiência dos serviços públicos, Mobilidade Urbana, Tecnologias na gestão, Indicadores de saúde e mais de 20 palestras com temas variados.
O encontro é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande e associações de municípios regionais.
Quem abre o ciclo de palestras do Congresso é o diretor-presidente da Agência Municipal da Tecnologia da Informação e Inovação do município, Paulo Fernando Cardoso, que abordará o tema “Campo Grande + Digital e Inteligente”. “A gestão sempre deu importância para a tecnologia e assim conseguimos entregar bons produtos. Muitas ideias surgiram após eventos como esse e queremos mostrar parte do que foi realizado aqui e também conhecer o que os municípios do nosso Estado entregaram. Uma gestão eficiente compartilha e absorve conhecimentos”, pondera o presidente da Agetec.
Destaque em tecnologia
Campo Grande, que já foi sede de dois Fóruns de Cidades Digitais e Inteligentes, participou no ano passado do Webinar das Cidades Inteligentes da Região de Campo Grande e foi case de sucesso em abril de 2022 no 8º. Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes como uma das capitais mais inovadoras do país.
A Prefeitura também conquistou um prêmio na categoria “Gestão Pública Participativa”, no 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em São Paulo, com o projeto “Conecta CG – Qr Code”. O Programa agrega um conjunto de iniciativas em infraestrutura e tecnologia, dentre elas o QR Code, que fornece informações aos cidadãos sobre os horários e as aulas das modalidades esportivas ofertadas pela Prefeitura nos parques e praças.
A programação completa do 1º Congresso Sul-mato-grossense de Cidades Digitais e inteligentes pode ser conferida no link sympla.com.br/evento/1-congresso-sul-mato-grossense-de-cidades-digitais-e-inteligentes/1630622