Crescer e, ao mesmo tempo, preocupar-se com os impactos ambientais. Pensando no futuro do planeta, a Gramado Summit – conferência de inovação e tecnologia – está realizando ações para garantir uma edição o mais sustentável possível para o evento, que ocorre de 12 a 14 de abril.

Uma das principais iniciativas da organização é a compensação de emissão de gás carbono, por meio de uma parceria com a AKVO ESG – uma startup que auxilia empresas a se tornarem sustentáveis.

A partir de um inventário completo das emissões de gás carbono por conta da edição de 2023, serão traçadas metas de redução para que a cada edição o evento diminua ao máximo a sua pegada de carbono. Além disso, será feita a compensação por meio da compra de créditos de carbono certificados.

Na prática, os créditos de carbono funcionam como um mecanismo de incentivo à redução das emissões de gases de efeito estufa. Os projetos são apoiados por meio da compra de créditos de carbono gerados por iniciativas que visam reduzir ou evitar emissões, por exemplo projetos que garantam o desmatamento evitado de uma determinada floresta.

As emissões de gases de efeito estufa serão contabilizadas conforme a Norma NBR ISO 14064-1 (2022) e de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro do GHG Protocol que as divide em três grupos: escopos 1, 2 e 3. As emissões do Escopo 1 são aquelas que são produzidas diretamente pelo evento, enquanto as do Escopo 2 são aquelas que são geradas pelo consumo de energia elétrica. Já as emissões do Escopo 3 incluem outras atividades do evento que causam emissões, como transporte e resíduos.

A AKVO ESG também estará presente no evento para trabalhar com ações de conscientização a respeito da importância do ESG. Segundo o diretor técnico da FAU e AKVO-ESG, Thomaz Tomazoni, a equipe promete atuar com o objetivo de expor e esmiuçar questões sobre a emissão de gases de efeito estufa do evento, por meio de tutoriais em vídeo.

Além disso, a Gramado Summit terá outras iniciativas de cunho sustentável, como a presença da Greenpeace e da SyGeCom, que trarão atividades educativas de conscientização ambiental.

Fonte: Nosso Meio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui