É possível obter a Carteira de Vacinação Digital no celular com o aplicativo Conecte SUS. A ferramenta inicialmente foi usada para salvar as informações sobre a vacinação contra a covid-19, mas também exibe o registro de outras vacinas.
No entanto, somente as aplicações mais recentes ficam salvas no app. No caso da vacinação contra a febre amarela, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) só é disponibilizado para quem recebeu a dose após o dia 30 de dezembro de 2022.
Para vacinas recebidas na infância, por exemplo, ainda é necessário recorrer ao documento em papel ou a aplicativos regionais, de estados e municípios.
O que é o Conecte SUS?
O Conecte SUS é um aplicativo para Android e iOS que oferece acesso digital a recursos e informações do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o login da conta Gov.br, é possível obter o número do Cartão Nacional de Saúde e salvar a carteirinha do SUS no celular.
Além disso, o app também disponibiliza registros de vacinação, exames e receitas de medicamentos obtidas pela rede pública de saúde.
Como acessar a Carteira de Vacinação Digital
- Faça login com a conta Gov.br para entrar no aplicativo;
- Na tela inicial, selecione o ícone “Vacinas”;
- Toque em “Suas vacinas”, na aba “Documentos”;
- Veja o registro vacinal mais recente.
Como conseguir a segunda via da carteira de vacinação
- Acesse a tela “Vacinas” no app;
- Pressione o banner “Acesse sua Carteira Nacional de Vacinação”;
- Veja o documento com as vacinas, salve o arquivo como PDF ou adicione-o à carteira do celular.
É importante lembrar que a segunda via mostra somente as aplicações de vacina mais recentes. No caso da vacinação contra a covid-19, o documento emitido pelo app é uma alternativa para quem perdeu o comprovante em papel.
Para adicionar dados antigos, o Conecte SUS recomenda visitar uma Unidade Básica de Saúde (de preferência a mesma em que você recebeu as doses) e pedir para transcrever a caderneta em papel para o prontuário eletrônico. Dessa forma, as vacinas poderão ser acessadas pelo app.
Fonte: Canal Tech