Depois de realizar um tour completo na nova estrutura do Sesi Escola Várzea Grande, o único desejo de Edinéia de Laia é voltar no tempo. “Essa sala maker é perfeita. Na minha época, isso não existia. Quero ficar aqui”, brinca a mãe da aluna Sofia, do 7º ano do ensino fundamental, fascinada com os espaços modernos, amplos e confortáveis da unidade de ensino.

Entrar em uma máquina do tempo não foi um desejo exclusivo de Edinéia; era a vontade unânime entre os pais e responsáveis pelos estudantes que conheceram detalhadamente o Sesi Escola Várzea Grande e Cuiabá, após as obras de reforma e ampliação.

A xará de Edinéia, Edinéia Sousa, mãe de Pedro Henrique, do 1º ano do ensino médio, e de Maria Eduarda, do 4º ano, ficou encantada com a hortinha da 1ª série do ensino fundamental da unidade. Ela lembra que, antes, suas crianças faziam visitas a hortas externas, mas agora os novos alunos podem desfrutar de uma atividade prática dentro da própria sala. “Isso é incrível. Com essa estrutura e metodologia de ensino, meus filhos não querem faltar às aulas. Imagine os pequeninos com essa hortinha linda e sala confortável”, diz.

Inclusão e acessibilidade

Além de modernidade e ambientes espaçosos, as unidades de ensino também são inclusivas e acessíveis. Os alunos com deficiências ou dificuldades cognitivas ou físicas contam com o apoio irrestrito dos professores e com um ensino focado no desenvolvimento de suas habilidades e no protagonismo no processo de aprendizagem.

Eriverton Corrêa, pai de Davi, de 10 anos, é testemunha disso. Ele conta que a estrutura da instituição, somada ao método de ensino, foi fundamental na decisão de transferir seu filho para o Sesi Escola Cuiabá. Antes, o garoto estudava em outra unidade privada de ensino e, após visitar o Sesi, Eriverton não teve dúvidas: era o local ideal para Davi, que tem autismo. “Isso já tem três anos e é nítida a evolução do meu filho desde que ele chegou aqui. Ele tem altas habilidades em inglês e matemática, e o corpo docente inclui esses temas nas outras áreas de ensino para que ele entenda o conteúdo.”

Emocionado com a transformação do filho, Eriverton celebra não só a evolução intelectual de Davi, mas também a motora, pois o aluno não conseguia pentear o cabelo e hoje já consegue. “Tem um mês que ele consegue pentear o cabelo sozinho, e essa nova habilidade foi desenvolvida aqui na escola, graças à dedicação e carinho que os professores têm com ele”, comemora o pai.

Referência nacional

As reformas abrangentes incluem desde salas de aula redesenhadas até locais de convivência renovados, criando ambientes propícios para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada criança e adolescente. O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, explica que essas melhorias elevaram as unidades ao título de Sesi Escola de Referência. “Visamos atender às demandas atuais, fundamentados em cinco pilares principais: tecnologias educacionais, formação docente, gestão escolar, espaços de aprendizagem e o sistema Sesi de educação”, informa Alexandre.

Alunos das escolas apresentaram a estrutura aos pais e responsáveis.

Alexandre também evidencia a abordagem pedagógica inovadora das instituições, que incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. “Projetos interdisciplinares e práticas pedagógicas alinhadas às tendências globais são utilizados para preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo real, consolidando o Sesi como uma referência em inovação pedagógica.”

O gerente de Educação do Sesi, Fernando Pereira, destaca que os ambientes físicos são projetados para estimular a criatividade e promover a interação. “A instituição entende que o ambiente escolar tem um papel vital no processo de educação e investe na criação de espaços que promovem um aprendizado engajado e inovador”, pontua.

Orgulhosa de estar à frente de uma unidade altamente tecnológica e contemporânea, a gerente do Sesi Escola VG, Luciana Brandão, celebra uma nova era. “Estamos em um momento único, em que vamos impactar a futura geração com uma educação de qualidade, pensada no indivíduo e na coletividade”, afirma. Alessandra Marangoni, do Sesi Escola Cuiabá, complementa, enaltecendo a participação excepcional da equipe na construção dessa nova fase. “Sem o empenho dos mais de 200 colaboradores que temos aqui, não seria possível alcançar esse resultado. Sou grata a todos por estarem na linha de frente comigo por um ensino transformador”, finaliza Alessandra.

Atividades de contraturno

Ainda durante a visita, foi lançado o Programa de Atividades de Contraturno. Além das aulas extracurriculares de futebol, futsal, ballet, violão, violino e libras, os alunos terão a oportunidade de vivenciar aulas de esportes de invasão, como handebol; esportes de rede, como vôlei; jogos de tabuleiro, como xadrez; e esportes de combate, como boxe. Integram ainda o contraturno as aulas de teatro, jazz, robótica, programação, design e projetos.

Dessa forma, os alunos terão a chance de permanecer em período integral na escola durante quatro dias da semana e desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais, acrescidas do aprimoramento do pensamento crítico e à aprendizagem diferenciada. Caso os pais selecionem três atividades ou mais do contraturno, o aluno ganha o acompanhamento de um pedagogo para realizar as atividades de casa.

O evento contou ainda com a divulgação do resultado da pesquisa sobre o novo uniforme dos estudantes, apresentação dos eixos pedagógicos da escola e a entrega de notas significativas do bimestre. A noite foi embalada ao som da Orquestra Sesi MT juntamente com os grupos Sonata das Mãos das escolas, além de uma agradável apresentação de ballet.

Projetos inovadores ganharam destaque.

Texto e fotos: Fernanda Nazário