A pandemia chegou e com elas muitos lojistas se depararam com a nova realidade, um novo mercado que já estava surgindo, mas que acelerou e se tornou a nova realidade, o meio virtual!
E como vender pela internet? Será que fazendo as mesmas coisas que fazíamos na venda presencial terá eficácia nas vendas?
Entenda que, estamos num mundo de inovação, todos os dias há novidades, tudo é muito acelerado então é preciso se reinventar e aprender sempre para agregar conhecimento. Foi se o tempo em que você só apresentava o produto e o valor, hoje você precisa vender o que aquele produto pode gerar de transformação!
Tudo bem, então como fazer isso? Primeiro, não cometendo os mesmos erros que já cometia no presencial — e aqui as orientações podem servir tanto para lojas físicas quanto virtual.
Tenha conhecimento técnico para agregar, e não estou falando de fazer o cliente perder tempo e sim poupar o tempo dele com a sua ajuda. Você irá orientar, seja pela cor da peça, estilo, caimento, tecido, forma, textura.
Para isso invista em conhecimento tanto você, como proprietária do negócio, quanto para as vendedoras, isso irá aumentar as vendas, pois agrega a quantidade de peças, a saber usar melhor o estoque parado, atrairá interesse das clientes pois ela irá perceber que vocês conhecem de verdade sobre o que vendem, assim fidelizando o cliente.
Irá ainda auxiliar a montar a vitrine da loja, do site, das redes, produzir conteúdo de qualidade que seja prático e faça a diferença e assim podendo se utilizar das próprias funcionárias para fazerem propaganda da loja pelos looks comentados, montados, aqui uma super dica de loja que tem esse diferencial todo é a NV da grande empresária Nati vozza e ainda te tornara como diferencial no mercado.
Aqui vão alguns temas uteis para estudo que farão toda a diferença:
· Cores – combinações do círculo cromático e psicologia das cores.
· 7 Estilos universais – Conhecer quais são, elementos de cada estilo, isso ajuda muito as clientes terem empatia pela loja por perceber que ali tem peças que falam dela.
· Biotipo físico – Saber quais existem, mas não para deixar as clientes em caixinhas e sim para ter uma percepção de peças que caiam bem no corpo dela, que não simplesmente cabe e sim veste bem, que ela se sinta bem e a valorize.
· Tecidos, texturas e caimentos – Esse conhecimento é crucial até para comprar melhor as peças da loja, para orientar a cliente a depender do clima, objetivo de imagem.
· Saber ler a etiqueta de fabricação – Aquela que fica dentro da peça de roupa, onde tem a porcentagem de cada fibra e como lavar, isso aqui também será um divisor de águas para comprar peças que irão vender em sua região e não ficarão paradas, se tem custo benefício ou não.
· Custo x benefício – Saber os benefícios da peça que vende, se algum dia reclamarem do preço mostre os benefícios e então o custo será simbólico se comparado. Isso dará ao cliente satisfação de comprar nessa loja, pois sabe que levará um produto que não ficará parado e que é um investimento e não um gasto.
· Dicas e truques de estilo – Imbatível as mulheres, irá fazer sucesso! Mostre como é versátil seu produto, várias ocasiões com a mesma peça só mudando acessórios, ou vários estilos.
· Vista as suas peças! – Essa dica vai principalmente aos proprietários, voce é a propaganda da sua loja, então mostre o quanto é bom!
Por último e não menos importante:
Cuidado com a sua aparência, seja vendedora ou proprietária. A sua imagem vende também, é como se eu fosse na manicure e a mesma estar com as unhas toda mal feita, e desarrumada.
Trabalhar com beleza requer beleza também, isso significa que, estar apresentável, agradável. Esteja com os cabelos limpos e secos, caso esteja no dia de ‘’bad hair” faça um belo coque, rabo de cavalo. Esteja com as unhas em dia, não necessariamente pintadas, as roupas sempre em bom estado — mas aqui acrescentaria aquelas que puderem diante das normas da empresa—, usar peças da loja para fazer a própria propaganda, isso tem sido cada vez mais comum nas grandes marcas de roupa como NV.
Sapatos: Os fechados são sempre mais formais, mas a depender da loja isso. Estejam em bom estado. Maquiagem, nada de make carregada, isso gera informalidade e pode até afastar o cliente, mas também não vá com o rosto de quem acabou de acordar, passe uma maquiagem leve e elegante.
Postura: Aqui entra sua linguagem corporal, ela irá comunicar muito com o seu cliente, então seja cautelosa e elegante nos movimentos, na fala também serve essa dica. Mostre ao cliente que está disposta a ajudar. Observe o seu cliente, como se veste, como fala, quais peças ele observou mais, mas aqui cuidado, não ofereça peças que você acha bonito.
Esse é um dos piores erros que os vendedores cometem e que faz a mulher principalmente, a não querer voltar na loja, porque você pode ate achar linda a peça e fazer seu estilo, mas provavelmente não faz o estilo do seu cliente e ai será um “tiro no pé”, você acaba de afastar seu cliente.
Respeite o tempo dele, não fique muito em cima, mostre que está ali a disposição, mas nada invasivo e deselegante.
Na hora de orientar o cliente, aplique o conhecimento mas entendendo que cada cliente é único, tem uma personalidade, tem um estilo, nem sempre vai seguir tendências como acham que é, e que no fundo o que todos buscam através das peças de roupa, acessórios e etc. É poder chegar a beleza, onde há ordem, proporção e harmonia!!!