Durante o Carnaval é preciso ficar em alerta com os possíveis golpes e roubos de celular. Com multidões de pessoas na rua, se os foliões não tomarem medidas de prevenção, podem cair em armadilhas. Para evitar que isso aconteça, preparamos uma lista de cuidados que devem ser tomados nesse período de festas:
Um dos crimes mais comuns nos blocos de carnaval é o roubo de celular, uma vez que pela diversão as pessoas acabam esquecendo de prestar atenção nos seus pertences. O problema é que hoje tudo está no celular, aplicativos bancários, senhas, fotos, contatos e outras informações sensíveis.
O ideal seria deixar o aparelho eletrônico em casa ou levar um aparelho diferente apenas com os aplicativos essenciais, mas se não for possível é necessário usar funções de segurança disponíveis nos celulares.
Em caso de furto, o que fazer?
Se o celular for roubado, o primeiro passo é bloquear o aparelho para impedir que o criminoso consiga acessar os aplicativos e se o celular estiver desbloqueado na hora do furto ou roubo, é importante agir rápido. Tenha memorizado o seu número do IMEI, porque é com ele que você consegue tornar o aparelho inutilizável ao ligar para a sua operadora.
Para saber o IMEI do seu aparelho Android, vá ao menu de “Configurações”, abra a opção “Sobre o telefone” e confira o código numérico do IMEI. No iOS, vá em “Ajustes”, abra a opção “Geral” e depois “Sobre”, para descobrir.
O Governo Federal também lançou o aplicativo Celular Seguro que visa combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. A ferramenta permite que o usuário bloqueie o SIM Card e os aplicativos bancários do seu aparelho em caso de perda ou roubo, basta acessar uma página na internet ou indicar uma pessoa de confiança para acionar o sistema. Para saber mais, leia a matéria completa.
Também é fundamental procurar a polícia para registrar a ocorrência. Isso pode ser feito em qualquer delegacia de polícia ou de forma on-line (delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br/). O número do IMEI do celular deve ser informado aos investigadores.
Além do app Celular Seguro, é importante reforçar com os bancos e operadoras de cartão que seus pertences e celular foram roubados para pedir o bloqueio das contas e evitar transações bancárias pelos criminosos. Alterar senhas de redes sociais e aplicativos de transporte e alimentação, como iFood e Uber, são passos importantes também.
Backup do celular
Sabendo que no Carnaval estamos expostos a mais riscos de furto, faça backup do seu celular para evitar perder fotos, contatos e arquivos importantes. No Android, abra o app “Configurações”, toque em “Google” e depois selecione “Backup” e “Fazer backup agora”. No iPhone, conectado a uma rede Wi-fi, acesse “Ajustes”, clique no seu nome e, em seguida, em “iCloud”. Em “Backup do iCloud”, selecione “Fazer backup agora”.
Não guarde senhas
Para cada rede social crie uma senha diferente e não esqueça de ativar autenticação em dois fatores. Evite o recebimento do segundo código por SMS e não deixe salvo no celular o e-mail utilizado para recuperar a senha.
Não tenha as suas senhas salvas no bloco de notas, nas conversas do WhatsApp ou em e-mails. Os gerenciadores de senha são importantes nesse momento porque guardam os códigos criptografados.
Apague apps e reduza limites
Uma dica importante é apagar temporariamente os aplicativos de banco e outros que gerem gastos, como os de alimentação e transporte. Caso não seja possível apagar os apps de banco, reduza os limites de Pix, cartão de crédito e cheque especial. Também tire os cartões de crédito e débito da carteira do celular e desative o pagamento por aproximação dos cartões.
Para pagar uma compra em maquininha, nunca entregue o seu cartão para o vendedor – até porque podem trocar o seu cartão por outro ou colocar um alto valor na hora da compra. Sempre pegue a maquininha na mão, confira o valor e coloque a senha. E não faça pagamentos com maquininhas de cartão se o visor estiver danificado.
Atualize os push dos aplicativos do seu banco para que, a cada compra, seja possível conferir o valor debitado e peça o recibo impresso da transação. Em caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro antes de fazê-la. As pessoas não costumam mais sair com dinheiro em espécie no bolso, mas às vezes é uma ótima opção para esses eventos, assim não terá risco de clonagem ou pagamento em valor alterado.
Modo avião
É possível habilitar o modo avião com a tela bloqueada, mas isso permite que o ladrão impeça o rastreamento do aparelho em caso de furto. Desabilite essa modalidade. No Android, edite a barra superior de configurações rápidas. Clique sobre o ícone do lápis, no canto inferior esquerdo da tela. Depois, escolha o ícone do avião e mova para a parte inferior da tela. No iOS, acesse os ajustes e as opções sobre a “Central de Controle”, escolhendo tirar o ícone do avião.
Por Bruna Galati