Escolha de parceiros, mentoria e exemplos de acordos similares são essenciais em projetos de inovação no setor
O processo de digitalização de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio segue cada vez mais acelerado com o crescimento das empresas de tecnologias (startups), processo que se intensificou nos últimos dois anos. De acordo com a Embrapa, o número de startups no agro aumentou 40% em 2021 em relação ao ano anterior. A parceria entre empresas e cooperativas ligadas ao agro com ecossistemas de inovação tem se acentuado e gerado benefícios para ambas. Porém, muitas dúvidas surgem na hora de uma cooperação.
Patrícia Mendlowicz, advogada e sócia responsável pelas áreas de inovação e marketing no Martinelli Advogados, explica que o ideal é firmar acordos com parceiros estratégicos, que funcionam como uma espécie de mentor de conexões, utilizando a experiência de operações similares para reduzir a margem de erro e acelerar o alcance de resultados.
“O essencial é se cercar de parceiros que tenham experiência e estejam inseridos no ecossistema de inovação para que possam orientar e auxiliar naquilo que for necessário. Outro ponto fundamental é ter clareza sobre o que efetivamente se espera e se quer com o projeto e/ou processo para que não haja problemas no meio do caminho”, pontua Patrícia.
Cultura
Clarissa Grecellé, advogada especialista em compliance do Martinelli, aponta que por meio das boas práticas de gestão e governança, as empresas do agronegócio garantem mais segurança. “A cultura era algo repetido internamente. As empresas viram no compliance uma forma de tornar isso transparente para o mercado”.
Com a criação do Selo Mais Integridade pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Clarissa acredita que a aplicação do compliance, principalmente em relação à sinergia entre organizações do agronegócio e as startups, será cada vez mais comum, independente do tamanho da organização.
Como forma de explicar essas ações diretamente para o produtor, Clarissa será uma das palestrantes da Digital Agro 2022, evento promovido pela cooperativa Frísia que acontece entre os dias 12 e 14 de julho no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR). O evento, que contará com a participação e apoio do Martinelli Advogados, é um movimento que, segundo Clarissa, mostra essa transformação da nova economia baseada em inovação e tecnologia.
A Digital Agro 2022 terá quatro temas principais: “Novas tecnologias e biotecnologias”, que abordará ferramentas e plataformas que intensificam a produção; “Soluções sustentáveis”; “Alimentos do futuro e o futuro dos alimentos”, sobre como será a alimentação e o comportamento do consumidor nos próximos anos; e “Inovação na prática: investimento, startups e cases”, que foca na inovação como uma necessidade para as empresas atenderem as demandas.
Fonte: PG1
Por: portal do agronegócio