Ao analisar a temperatura, a umidade, a pressão do ar e níveis de diversos gases presentes no ambiente, o ForestGuard é capaz de combater um incêndio de forma mais rápida e eficiente

Agora, os incêndios florestais podem ser detectados e combatidos de forma mais rápida e eficiente – isso graças a um novo sistema de sensores habilitado por satélite projetado por um grupo de designers turcos recém-formados. Batizado de ForestGuard, o item é instalado nas árvores, sendo capaz de detectar alterações no ar e alertar as autoridades locais em caso de incêndio.

A invenção, inclusive, já demonstrou resultados práticos: em Adalar, um arquipélago turco, os bombeiros conseguiram combater um incêndio quando ele havia se espalhado apenas em uma área do tamanho de uma mesa de jantar. Segundo Suat Batuhan Esirger, diretor de tecnologia do ForestGuard, o produto reduz o tempo que os bombeiros levam para serem notificados sobre um incêndio – se antes o chamado demorava cerca de 90 minutos, agora o tempo foi reduzido para apenas 15 minutos.

De acordo com informações do ForestGuard, um único sensor pode monitorar uma área de 16 hectares de floresta (ou cerca de 16 mil árvores). Para completar, o sistema também distingue os tipos de fumaça que são emitidas, diferenciando um incêndio florestal de um cigarro aceso ou de um escapamento de um carro, evitando alarmes falsos. Para isso, o aparelho analisa diversos aspectos do ambiente, como temperatura, umidade, pressão do ar e níveis de diferentes tipos gases.

Suat Batuhan Esirger é um dos fundadores do ForestGuard — Foto: Divulgação/ForestGuard
Suat Batuhan Esirger é um dos fundadores do ForestGuard — Foto: Divulgação/ForestGuard

Além de ser utilizado para combater os incêndios, o aparelho também será capaz de prevenir esses desastres. Com base nas informações coletadas através dos sensores, é possível saber se as condições estão propícias para um início de incêndio, permitindo que os bombeiros tomem as medidas necessárias para evitá-los.

O aparelho funciona à base de energia solar, através de um painel fotovoltaico com supercapacitor de longa duração, que permite armazenamento de energia. Além de estar equipado com mecanismos anti-roubo. o item é bastante resistente, podendo suportar exposição à luz ultravioleta, interferência de animais e temperaturas de até 1.500°C – o suficiente para suportar parte de um incêndio.

A ideia de construir o ForestGuard surgiu após os incêndios que assolaram a Turquia em 2021. Os estudantes da İstanbul Bilgi Üniversitesi e desenvolvedores do produto, Ecem Ertan, Onur Sertgil, Rana Imam Esirger e Suat Batuhan Esirger, atuaram como voluntários na época e, depois, dedicaram-se a construir um sensor capaz de combater essas tragédias. Atualmente, a invenção foi vencedora das baterias turcas do Prêmio James Dyson 2023 e já está disponível para venda em seu país de origem.

“Nós nos concentramos na frase ‘e se as próprias árvores nos notificarem'”, disse Esirger ao veículo internacional Dezeen. “Nós abordamos isso como um smartwatch; vamos monitorar o ar na floresta abaixo da linha das árvores. Então, se algo anormal acontecer, nós saberemos”, completou. Agora, os fundadores do ForestGuard planejam expandir suas vendas e chegar nos mercados da França, da Austrália e dos EUA.

Texto: Redação, da Casa Vogue