segunda-feira,25 novembro, 2024

Como as mulheres podem ser mais assertivas no trabalho

É um equívoco comum pensar que, para as mulheres serem mais assertivas no trabalho, elas precisam ser agressivas. Mas não é bem assim. Assertividade e agressividade são muito diferentes. Enquanto a agressão é uma forma de expressão negativa que rebaixa os outros, a assertividade é uma forma de comunicação positiva e mais produtiva. Quando você afirma seu valor, não está apenas respeitando a si mesma, mas também os outros.

Ainda assim, as mulheres são penalizadas pela assertividade, conforme descrito em um estudo publicado na revista “Ciência Organizacional”. A pesquisa revelou que as mulheres geralmente enfrentam reações adversas quando não conseguem demonstrar, ao mesmo tempo, cordialidade e competência na sala de reuniões – o que é comumente chamado de duplo vínculo (double bind em inglês), um ruído de comunicação em que a pessoa recebe duas ou mais mensagens conflitantes. As mulheres estão constantemente tendo que se adaptar às expectativas de gênero, o que pode explicar por que elas (46%) relataram níveis mais altos de esgotamento do que os homens (37%), de acordo com a pesquisa do Future Forum.

Use uma linguagem assertiva

As declarações e conselhos femininos geralmente são menos acreditados do que os de seus colegas do sexo masculino. Uma razão é que no local de trabalho como você diz é tão importante quanto o que você diz. Um estudo publicado na Management Science descobriu que, quando as mulheres usavam uma linguagem assertiva, seus conselhos eram tão prováveis ​​de serem seguidos quanto os dos homens. Em outras palavras, a diferença de gênero desapareceu.

Algumas maneiras de empregar linguagem assertiva no trabalho incluem:

– fazer pedidos claros e diretos
– falar na hora em vez de esperar
– não se desculpar ao pedir algo.

Com o tempo, praticar a comunicação assertiva te ajudará a ganhar o respeito do seu chefe e dos seus colegas de trabalho, ao mesmo tempo em que desenvolve confiança e autoconsciência.

Defina limites saudáveis
Outra forma de ser mais assertiva no trabalho é aprender a estabelecer limites. Ao fazer e manter isso, você trabalhará de forma mais inteligente, evitará o esgotamento e se sentirá mais no controle da sua carreira. Comece se perguntando o que você precisa para proteger sua felicidade no trabalho. Depois de identificar suas prioridades e valores, comunique-os com clareza e frequência. Inevitavelmente, alguém vai ultrapassar seus limites. Esteja preparada para lidar com a situação. Dessa forma, você estará pronta para qualquer cenário que se apresente.

Abrace o conflito
Há uma tendência de as mulheres evitarem desentendimentos no trabalho por medo de incomodar as pessoas ao seu redor. Apesar disso, o conflito no local de trabalho pode ser produtivo. Diferenças de opinião podem te ajudar a ter novas ideias, alcançar melhores soluções e reconhecer diferentes perspectivas. Se você lidar bem com isso, também poderá aumentar a confiança criando um espaço seguro para as pessoas colaborarem de maneira eficaz. A chave é promover um ambiente saudável e inclusivo para que os colegas de trabalho possam ser transparentes e vulneráveis.

Construa sua marca pessoal
Uma marca pessoal forte pode mudar o jogo no trabalho. Na verdade, uma pesquisa do Centro de Inovação de Talentos mostra que cultivar sua marca pessoal é uma das melhores maneiras de atrair um apoiador no trabalho – e pessoas com esse tipo de apoio têm 23% mais chances de subir na organização do que seus pares. Sua marca pessoal permite que as pessoas saibam quem você é e o que você representa. Primeiro, identifique sua proposta de valor única. Em outras palavras, o que te torna diferente de seus colegas? Em seguida, pense sobre qual é seu objetivo final. É se estabelecer como um líder ou te posicionar para o avanço na carreira? Por fim, expanda sua rede de networking para se promover dentro e fora da organização. Com tempo e consistência, você desenvolverá uma marca pessoal forte e coesa.

Saiba pedir o que você quer
Se as mulheres querem se destacar em suas carreiras, elas precisam se sentir à vontade para se autopromover e pedir o que querem (às vezes mais de uma vez). Uma maneira de as mulheres serem mais assertivas no trabalho é explicando ao chefe por que elas merecem um aumento salarial. Por exemplo, talvez você esteja assumindo responsabilidades além do seu escopo de trabalho. Ou você pode destacar como tornou a organização mais lucrativa. Às vezes, seu gerente nem sabe de todos os projetos nos quais você está trabalhando, portanto, criar uma apresentação para compartilhar com a equipe de liderança é uma boa ideia. Se seu chefe disser não, esteja preparado para negociar e oferecer alternativas.

Muitas vezes, as mulheres se veem em uma linha tênue entre serem vistas como agradáveis ​​e competentes. Embora a simpatia seja importante, ela não deve prejudicar o respeito. Ser assertiva no trabalho significa aceitar que você não vai agradar a todos. Depois de reconhecer isso, será mais fácil assumir o controle da sua carreira.

Fonte: Forbes

Redação
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