Especialista dá exemplos de comportamentos passivo-agressivos e compartilha uma dica para lidar com eles da melhor maneira
Você já se deparou com um comportamento passivo-agressivo? Segundo a psicóloga Cortney Warren, ele se manifesta quando uma pessoa demonstra sentimentos negativos, mas não diz o que a está incomodando.
Em um artigo publicado na CNBC, a especialista diz que esse comportamento dificulta as relações cotidianas, mas há maneiras de lidar com alguém que está sendo passivo-agressivo.
Segundo ela, essa atitude não deve ser respondida “de igual para igual”, pois o respeito é fundamental. Pensando nisso, ela sugere se mostrar aberto a ouvir o que de fato está incomodando a pessoa.
Frases como “eu sei que você está dizendo que não está triste, mas não soa dessa forma para mim” e “fiquei com a impressão de que você está chateado. Você quer conversar sobre isso?” são algumas das abordagens indicadas pela psicóloga.
Warren esclarece que o comportamento passivo-agressivo pode ocorrer quando uma pessoa discorda de algo, mas não comunica a insatisfação. O tratamento de silêncio, o sarcasmo e uma menor demonstração de afeto são algumas das características dessa conduta. Nesses casos, tente manter um comportamento neutro, dar espaço e sempre lembrar que estará disposto a conversar quando a pessoa quiser.
Fonte: Redação PEGN