O crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos trouxe uma série de desafios e oportunidades para a indústria de embalagens de transporte. Com a crescente demanda por compras online, a necessidade de soluções de embalagem eficientes, sustentáveis e inovadoras tornou-se mais crucial do que nunca. Nessa transformação, as embalagens estão continuamente se reinventando para atender às expectativas desses consumidores, reduzir o impacto ambiental e otimizar a logística.
No Brasil, segundo dados da ABComm, a expectativa de faturamento do e-commerce é de R$ 204,27 milhões em 2024 e mais de R$ 92 milhões de compradores online. “A partir da pandemia da COVID-19 tivemos uma aceleração muito rápida no e-commerce e isso influenciou significativamente as embalagens de comércio eletrônico, exigindo que os fornecedores de embalagens se adaptarem rapidamente ao aumento da demanda e às mudanças nos comportamentos do consumidor. De início, a ênfase foi embalagem de uso único por conta das preocupações com a higiene. Porém, hoje as preocupações do consumidor com a higiene diminuíram e o foco voltou a ser o meio ambiente”, pontua Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
A especialista enfatiza que a indústria de embalagens de e-commerce deve priorizar embalagens bem dimensionadas que permitam reduzir o uso de materiais, sem perder a resistência para garantir a integridade dos produtos. Isso não apenas reduz o resíduo, mas também pode resultar em embalagens mais leves e econômicas. “A redução de peso não apenas diminui os custos de envio, mas também contribui para uma logística de menor impacto ambiental. Embalagens mais leves utilizam menos combustível para serem transportadas, o que resulta em uma redução das emissões de CO2”, destaca Assunta.
Para o Instituto de Embalagens, a preocupação da indústria deve ir além da exploração de soluções sustentáveis e inovadoras para reduzir o impacto, também precisa contemplar a análise dos diferentes tipos de materiais e suas aplicações específicas, especificações de embalagens para maximizar a proteção e a eficiência logística. “Outro fator importante é a automação, que está se tornando cada vez mais importante no setor de embalagens de e-commerce, e ajuda a otimizar os processos de embalagem, melhorar a precisão e atender às demandas dos clientes por tempos de entrega mais rápidos. Isso é particularmente crucial, pois o mercado de e-commerce continua a crescer, necessitando de soluções de embalagem mais eficientes e escaláveis”, ressalta a diretora.