As políticas públicas de inovação executadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) foram apresentadas para gestores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta quinta-feira (27). A comitiva do Governo Federal visitou o Espaço 4.0, da Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, e o Porto Digital, e se reuniu com a secretária estadual Mauricélia Montenegro para conhecer outras atuações do órgão.
Participaram das visitas aos equipamentos o secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, o assessor Especial de Cooperação Federativa, Danilo Marasca Bertazzi, e a coordenadora Geral de Cooperação Federativa em Gestão, Mariana Brito. O grupo foi guiado pelo diretor de Inovação da Secti/PE, Hugo Medeiros, pela gerente de Estratégia para Inovação, Katarina Santiago, o gerente de Empreendedorismo Inovador, Bruno Nunes, e a assessora de Inovação, Marcela Gouveia.
No Espaço 4.0, da ETE Ginásio Pernambucano, a comitiva conheceu o robô Xereta, um dispositivo criado para identificar a aparição de problemas através de uma câmera com infravermelho, além de toda a equipe de alunos e estrutura da unidade, que reúne laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. Já no Porto Digital, a recepção ficou à cargo do diretor de Inovação do Núcleo de Gestão, Heraldo Ourem, que explicou como o parque tecnológico se estrutura e detalhou sua atuação no Estado.
Em reunião no gabinete da secretária Mauricélia Montenegro, foi apresentada a Usina Pernambucana de Inovação, hub vinculado à Secti/PE, que impulsiona a inovação no setor público com foco na transformação social. “A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco está sempre aberta a compartilhar projetos com soluções inovadoras. As boas práticas desenvolvidas em Pernambuco, a exemplo da Usina Pernambucana de Inovação, dos Espaços 4.0, entre outras, têm de ser compartilhadas com outros estados, bem como devemos estar atentos aos bons exemplos de ações em CTI que nos apresentam”, afirmou a secretária Mauricélia Montenegro.
Pernambuco é o segundo estado visitado pela comitiva do Governo Federal, que busca se aproximar dos demais entes da federação. De acordo com o secretário Roberto Pojo, a equipe segue em uma série de viagens para que seja feito um trabalho cooperativo com todos os estados. “Nosso objetivo é pegar um conjunto de soluções e projetos que o poder executivo já tem e levar para os estados. Mas não só isso. Queremos aprender com os estados e levar os projetos que são exitosos nesses locais e disseminar essas boas práticas para todo o país. Pernambuco foi escolhido para o início dessas viagens pois é um estado que já é um parceiro de longa data e muito efetivo”, afirmou o gestor destacando ainda a pretensão de fortalecer parcerias com o Porto Digital.
Fonte: DP