O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, destacou, durante a Smart City Expo Curitiba 2025, a maior feira de cidades inteligentes das Américas, o prêmio Cidades Inovadoras, que reconhece municípios de Mato Grosso com práticas de inovação sustentável.

Allan falou sobre a premiação do governo de Mato Grosso durante palestra na manhã desta terça-feira (25.03). Ele abordou o tema “Tecnologias a serviço da sociedade” logo após a abertura do evento, realizado na Ligga Arena, em Curitiba.
“Apresentamos esse projeto de Mato Grosso, que é o Cidades Inovadoras, que premia municípios com boas práticas inovadoras e sustentáveis. E foi bom porque serve como troca de experiências onde podemos ver o que outros estados vêm realizando e o que já deu certo”, afirma Allan.

O secretário ressaltou a importância do governo do Estado em reconhecer projetos de tecnologia e inovação. “O governador Mauro e o vice-governador Otaviano Pivetta foram prefeitos de cidades importantes de Mato Grosso. Por isso, eles sabem que a transferência de tecnologia faz bem para as cidades e, principalmente, para a população”.

O prêmio Cidades Inovadoras vai premiar a partir deste ano de acordo com categorias e porte de municípios, destacando-se os três primeiros colocados que deverão participar da Smart City Expo Curitiba em 2026. O grande vencedor de cada categoria será convidado para o evento em Barcelona.

Allan estava acompanhado na palestra pelo prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, que ressaltou as iniciativas do município na área. Também acompanham a comitiva de Mato Grosso representantes da Seciteci, Parque Tecnológico e dos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Verde e Rondonópolis.

“Estamos aqui na Smart City e isso é muito importante para o governo de Mato Grosso, Secretaria, Parque Tecnológico e prefeituras porque podemos ver projetos que já estão dando resultado em outras partes do país e isso pode inspirar projetos para a nossa região”, completa o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin.
Também participam do evento a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Cláudia Rosa, e a agente de Inovação, Edcleide Nobre.

A Smart City Expo Curitiba é a maior feira de cidades inteligentes das Américas e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas do evento de Barcelona. Contará com 180 palestrantes de diversos países, 45 nacionalidades e mais de 20 mil pessoas. A programação teve início nesta terça-feira (25.03) e segue até quinta-feira (27.03).