Os estudantes da equipe de robótica FRC do Senai de Nova Mutum, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizaram sua estreia na FIRST Championship, conhecido como o Mundial da Robótica, que iniciou nesta quarta-feira (16.04), em Houston, nos Estados Unidos.

O primeiro dia de competição foi marcado pela montagem dos pits das equipes competidoras, pelas inspeções de cada robô, além da calibragem e as partidas de teste, que antecedem as qualificatórias. Além disso, os estudantes também tiveram reuniões de alinhamento com os mentores do time e desenvolveram estratégias de jogo.

Para além da competição, a equipe mutuense também interagiu com outras pessoas de diferentes culturas e nem mesmo o idioma foi um problema para eles. A aluna Ketlen Pereira disse que é um sonho que está se concretizando em sua vida e a experiência de conhecer um país diferente do seu é de grande valia.

“Conhecer os Estados Unidos sempre foi meu grande sonho e estar aqui é a concretização dele. Apesar de eu não saber inglês, eu já aprendi muitas palavras novas e muitas pessoas com quem conversei foram muito receptivas. Não é todo mundo que tem uma experiência dessas e quem possui tem que aproveitar muito”, disse a estudante de 16 anos.

s
As partidas qualificatórias iniciam nesta
quarta-feira (17.04)

As partidas qualificatórias iniciam nesta quarta-feira (17.04), segundo dia de competição. Mais de 15 mil estudantes do ensino médio de 50 países participam da competição, que reúne mais de 600 equipes de robótica FRC. A Mutum-X é uma das 12 equipes de robótica FRC que representam o Brasil na competição.

FRC

A FIRST Robotics Competition (FRC) é a maior competição de robôs do mundo, reunindo jovens do ensino médio, que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

Desde 2023, o Senai Mato Grosso, em parceria com a Seduc, envia uma equipe ao mundial. Em 2023, foi a Agrobot (Senai Rondonópolis), em 2024, a Canintech (Senai Sinop) e neste ano, a Mutum-X (Senai Nova Mutum).

Por: Julia Oviedo, em Senai – MT