domingo,29 setembro, 2024

Combatendo o calor: 5 inovações que prometem amenizar os efeitos das temperaturas altíssimas

Jaqueta com ventilador, jato de ar que resfria a cama e palmilha que refresta os pés são alguns dos novos dispositivos que prometem ajudar um mundo que esquenta cada vez mais

Diante da onda de calor que assola boa parte do Brasil durante esta semana, as pessoas procuram meios de amenizar os efeitos do calor: aumentar a hidratação, usar roupas leves e evitar caminhar sob o sol nos horários em que ele é mais intenso são cuidados básicos recomendados pelas autoridades em saúde.

Com as mudanças climáticas em curso, se torna mais provável que ondas como a atual se repitam mesmo fora do verão – como agora. O ano de 2023 caminha para ser o mais quente já registrado, e, ao que tudo indica, devemos estar preparados para nos adaptar a temperaturas médias mais quentes, que são perigosas mesmo para quem já está acostumado ao clima tropical.

E se o futuro promete ser quente, empreendedores e empresas de tecnologia já têm buscado colaborar para a nossa adaptação, estudando formas e produtos que ajudem as pessoas a se refrescar no calor intenso. Conheça algumas dessas inovações que podem tornar menos aliviar os efeitos do calorão.

Jaquetas especiais

Vestir uma jaqueta para escapar do calor soa contraintuitivo. Mas, nos dois casos abaixo, pode valer a pena: a Tiger criou uma jaqueta que possui um sistema de refrigeração movido à cerveja. Chamada Tiger Summer Puffer, a peça pode diminuir até 5°C do corpo humano em dias de calor, dizem os fabricantes.

A jaqueta futurista possui bolsões térmicos nos quais o usuário pode colocar as latas geladas de cerveja, enquanto um sistema com tubos, estrategicamente posicionados próximos à pele do usuário, resfria a água dentro dos tubos – o que faz a temperatura corporal diminuir. A tecnologia emula aquela que mantém os astronautas resfriados em temperaturas extremas, e a jaqueta está em fase testes em edição limitada no momento.

Em outro caso de jaqueta tecnológica refrescante, o ex-engenheiro da Sony Hiroshi Ichigaya criou uma peça com ventiladores elétricos duplos instalados ao redor da parte inferior das costas. O mecanismo sopra ar fresco no usuário, criando uma espécie de ar-condicionado pessoal.

Algumas empresas já aproveitaram a invenção – a fabricante de ferramentas elétricas e acessórios Makita lançou sua primeira jaqueta de ventilador em 2015. A empresa tem variados modelos no mercado, equipados com baterias que podem manter os ventiladores em funcionamento por mais de 60 horas.

Cadeira refrescante

Cadeira com refrigeração — Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia-Berkeley
Cadeira com refrigeração — Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia-Berkeley

Essa é interessante para quem trabalha em ambientes sem ar-condicionado. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, desenvolveram uma cadeira de escritório que possui ventiladores e dutos de aquecimento embutidos no assento e no encosto, para manter uma temperatura entre 16ºC e 27ºC – a depender da necessidade de resfriar ou aquecer o corpo do ocupante. Ela é ativada pelo contato com alguém sentando no estofado, e usa apenas 4 watts de potência para resfriar a temperatura. Os pesquisadores estão trabalhando em uma versão que seja recarregável por Wi-Fi.

Jato de ar mantém a cama fresca

BedJet refresca ou esquenta a cama com jato de ar — Foto: BedJet
BedJet refresca ou esquenta a cama com jato de ar — Foto: BedJet

A hora de dormir também é bastante complicada quando o calor é intenso. Para quem tem dificuldade de apagar nessa situação, o BedJet pode ser de grande ajuda. Trata-se de uma pequena máquina de ar, cuja intensidade e temperatura do fluxo você regula para resfriar ou aquecer a cama. O ar é liberado por uma discreta mangueira que é acoplada na cama e fica embaixo do lençol.

O dispositivo tem um controle remoto para regulagem, mas também pode ser controlado por aplicativo iOS ou Android. Ainda é possível regular em temperaturas diferentes cada lado da cama, no caso de casais que têm preferências distintas para a hora de dormir.

Palmilha que refresca os pés

Palmilha refresca os pés — Foto: SRI International
Palmilha refresca os pés — Foto: SRI International

O instituto de pesquisa SRI International criou uma solução para aliviar pelo menos uma parte do corpo que costuma ficar sobrecarregada de calor nos dias mais quentes: os pés. Foi desenvolvido um material fino que conduz água fria – ela não molha os pés, mas é soprada por um pequeno ventilador dentro da bota para a qual essa palmilha foi desenhada. E pronto: você pode andar sob o sol, mesmo com meias, sem sentir os pés suados.

Após testes iniciais com a bota especial para a palmilha, os pesquisadores estão trabalhando em uma versão que possa ser inserida em qualquer calçado.

Fonte: Época Negócios

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados